PREVISÃO DO TEMPO

Semana de muito calor com temperaturas típicas de verão

A partir de quarta-feira (12) o calor, aliado à umidade do ar, favorecem pancadas de verão mal distribuídas em SC
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 10/12/2018 às 07:59 Atualizado em 12/12/2018 às 11:51
Ilustrativa

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA 10/12/2018

Atualizado em 10/12/2018 03h14min

Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) se faz presente sobre o território catarinense proporcionando tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Pequenos intervalos de maior nebulosidade ocorrem em momentos do dia. As temperaturas permanecem amenas durante o amanhecer, variando entre 14 a 16ºC na maioria das cidades. Menores temperaturas no topo da Serra e alto Oeste Catarinense (Ponte Serrada, Irani, São Joaquim e Urupema) onde os termômetros variam entre 6 a 9ºC. Faz calor em todas as regiões, onde as máximas podem atingir o patamar dos 30ºC ao longo de SC. Destaque principalmente para o Extremo Oeste, Litoral Sul e Norte Do estado, onde os termômetros oscilam entre 33 a 36ºC durante a tarde. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado com oscilações para o quadrante sudoeste a sul com rajadas de 30 a 50 km/h.

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (11/12): O ar quente que cobre boa parte da região Sul do Brasil (massa de ar seco e quente de origem tropical), inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo o predomínio de sol com muito calor e poucas variações de nuvens durante o dia todo em todas as regiões. Pequenos intervalos de maior nebulosidade em  momentos do dia. O forte aquecimento diurno associado a umidade relativa do ar, potencializa algumas pancadas de  chuvas passageiras com eventuais trovoadas isoladas no Norte do estado, entre a tarde e noite. As temperaturas estáveis durante o amanhecer, variando entre 17 a 21ºC na maioria das cidades. Faz calor em todas as regiões com  máximas durante a tarde acima dos 30ºC ao longo de SC. Destaque principalmente para o Extremo Oeste e Litoral  Sul, nos os termômetros oscilam entre 37 a 40ºC ao longo da tarde. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas de 20 a 45 km/h.

Quarta-feira (12/12): Uma intensa massa de ar quente e seco de origem tropical, promove tempo firme com muito  calor na maior parte do estado catarinense. A combinação do forte aquecimento aliado a umidade relativa do ar em superfície (calor pré-frontal) em conjunto com o ingresso de uma frente fria sobre o oceano Atlântico, possibilita a formação de núcleos convectivos entre a tarde e a noite, promovendo algumas pancadas de chuvas com eventuais trovoadas. Risco de temporais isolados com queda de granizo e ventania. Mínimas elevadas, variando entre 21 a 25ºC. Temperatura alta em todo o estado, com máximas oscilando entre 30 a 34ºC na maioria das cidades. Entre o Extremo Oeste e Litoral Sul, incluindo o Vale do Itajaí os termômetros podem registrar valores máximos entre 39 a 42ºC. Atenção redobrada com a exposição ao sol e atividades ao ar livre. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com oscilações para o quadrante sudoeste a sudeste com rajadas de 20 a 45 km/h.

Quinta-feira (13/12): O ar quente e tropical que atua em SC, promove tempo firme com muito calor na maior parte do dia. A combinação do forte aquecimento aliado à alta umidade relativa do ar em superfície (calor pré-frontal) em  conjunto com o ingresso de uma frente fria sobre o oceano Atlântico, possibilita a formação de núcleos convectivos entre a tarde e a noite, promovendo algumas pancadas de chuvas com eventuais trovoadas de forma rápida e mal distribuída. Risco de temporais isolados com queda de granizo e ventania. Mínimas elevadas, variando entre 21 a 25ºC. Temperatura alta em todo o estado, com máximas oscilando entre 30 a 34ºC na maioria das cidades. Entre o Extremo Oeste e Litoral Sul, incluindo o Vale do Itajaí os termômetros podem registrar valores máximos entre 35 a 39ºC. Atenção redobrada com a exposição ao sol e atividades ao ar livre.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp