METEOROLOGIA

Semana inicia com tempo seco em Santa Catarina

O clima muda na próxima quarta-feira, dezenove de junho, com a passagem de uma fria pelo estado
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 17/06/2019 às 08:03 Atualizado em 17/06/2019 às 08:04

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA 17/06/2019

O domínio de uma forte massa de ar seco (área de alta pressão) favorece um dia de tempo estável com presença de sol entre algumas variações de nuvens altas (“Rabo de Galo”) predominando em todas as regiões de Santa Catarina. Períodos de muitas nuvens ocorrem em momentos do dia (céu nublado). Entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nebulosidade variável com alternância entre céu nublado a momentos prolongados de sol. O ar frio e úmido na baixa atmosfera, promove a formação de nevoeiros sobretudo nas áreas de vale e baixadas entre a madrugada e manhã. Visibilidade reduzida nas áreas do oceano por conta de nevoeiros marítimos. Temperatura amena no início do dia, variando entre 11 a 16ºC do Oeste ao Meio Oeste, 8 a 13ºC na Serra e entre 15 a 18ºC na Faixa Litorânea. Máximas em elevação, na marca dos 24 a 26ºC no Oeste e Meio Oeste, 28 a 29ºC no Extremo Oeste e Litoral. Vento de leste a nordeste com oscilações para o quadrante norte, fraco a moderado com rajadas entre 15 a 35 km/h. 


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (18/06): Segue com tempo seco alternando entre momentos prolongados de sol e períodos de muitas nuvens (céu nublado) em todas as regiões. Pequena chance de pancadas de chuvas rápidas e bem isoladas nas áreas que fazem divisa com o RS entre a tarde e noite. Persiste a condição de nevoeiros no início do dia sobretudo na Faixa Leste. Temperatura amena entre a madrugada e primeiras horas da manhã, com mínimas variando entre 12 a 16ºC do Oeste a Serra, incluindo o Litoral Sul, sendo que nos setores do Litoral Norte e Vale do Itajaí os termômetros oscilam ao redor dos 14 a 17ºC. Já as temperaturas máximas devem variar entre 23 a 26ºC do Oeste a Serra e 26 a 28ºC no Litoral. Vento de nordeste a noroeste com velocidade de 20 a 45 km/h.

Tendência do Tempo (Resumida) – Quarta-feira (19/06): A passagem rápida de uma frente fria de fraca intensidade, favorece aumento gradativo de nuvens já pela manhã, sobretudo nas cidades próximas do RS com chance de chuva bem isolada. À medida que a frente fria ingressa sobre SC, ao longo da tarde e início da noite, ocorrem chuvas muito mal distribuídas com eventuais trovoadas bem isoladas. Por se tratar de chuvas irregulares, diversas áreas passam sem o registro de chuva.

Temperatura amena do Oeste ao Sul do estado variando entre 15 a 17ºC e mais elevada no Litoral Norte, em torno de 26 a 28ºC. Queda acentuada durante o turno da noite, com mínimas entre 7 a 10ºC do Oeste a Serra. Vento de nordeste a noroeste pela manhã, passando para o quadrante sudeste a sudoeste entre a tarde e noite com rajadas de 50 a 60 km/h.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp