GERAL

Sintrivest reúne mulheres em evento alusivo ao Outubro Rosa

Palestra “Câncer de Mama: autocuidado e prevenção”, foi apresentado pela médica Dra. Marina Zendron
por Ideia Comunicação 18/10/2021 às 17:18
Imagem: Divulgação

Com o objetivo de reforçar a campanha do Outubro Rosa e falar sobre a importância dos cuidados e da prevenção do Câncer de Mama, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) promoveu na tarde do sábado, 16 de outubro, o tradicional evento alusivo à campanha. Respeitando todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, cerca de 40 mulheres estiveram presentes na retomada do evento que em 2020 não pode ser realizado por conta da pandemia.

Na oportunidade, a médica ginecologista Dra. Marina Zendron apresentou ao público a palestra “Câncer de Mama: autocuidado e prevenção”, e trouxe dados, os principais fatores de risco, informações e orientações às mulheres sobre diversos cuidados e hábitos que devem ser adotados e que podem contribuir para prevenir a incidência da doença, bem como diagnosticar de forma precoce este tipo de câncer, considerado mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“É muito importante as mulheres terem essa conscientização, por exemplo, em fazer a mamografia após os 40 anos. Sempre reforço isso com as pacientes porque muitas ainda têm medo desse exame, que é muito importante na prevenção dessa doença”, detalhou.

Ao longo da palestra, a médica também reforçou a importância sobre os cuidados da saúde da mulher de forma integrada, como a importância do equilíbrio hormonal; do sono regular; do controle do estresse; da vida social; da prática regular de atividades físicas; e da alimentação saudável. “É um conjunto de hábitos extremamente importantes e realmente fazem diferença na questão de toda a saúde da mulher, e principalmente na prevenção do câncer de mama. Por exemplo: a prática de atividades físicas de forma regular, pelo menos 30 minutos por dia, como uma caminhada. Além disso, a alimentação mais saudável, priorizando o consumo de legumes, saladas, frutas, evitar os alimentos industrializados e principalmente os açucarados. Foi uma grande satisfação estar aqui, pois sempre gostei muito de poder informar e educar as mulheres e em especial poder resgatar esses encontros presenciais, com todos os cuidados”, completou.

Ao final, as mulheres tiraram diversas dúvidas em um bate-papo com a especialista e, na sequência, aproveitaram um coquetel oferecido pelo sindicato às participantes.

 

Objetivo alcançado

Para a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, o evento cumpriu com seu papel, em levar orientações, informações e principalmente a conscientização sobre o autocuidado e a importância da prevenção em relação ao câncer de mama. “Ficamos muito felizes com a retomada deste evento, que faz parte do calendário do sindicato. A palestra da Dra. Marina foi fantástica, com várias dicas que as mulheres aqui presentes podem levar para o seu dia a dia, para melhorar a sua qualidade de vida, para se cuidar e se preservar. E esse é o objetivo da campanha do Outubro Rosa e o do sindicato também, em realizar eventos que possam proporcionar algo mais na vida das pessoas, na vida principalmente das mulheres já que essa campanha é voltada para elas. Que possamos voltar a nos encontrar muitas e muitas vezes, levando orientação e informação para o maior número de pessoas”, completou.

Entre as participantes do evento estava a costureira Marlete Brand Floriani. Ela, que sempre participa dos eventos promovidos pelo sindicato, considerou muito válida a palestra e o encontro presencial. “Foi muito bom, e acredito que precisamos ouvir essas informações e orientações sempre, pois nos estimula muito a nos olharmos mais. Foi um evento que sentimos falta em 2020 e ficamos felizes em poder voltar e participar novamente”, comentou.

Da mesma forma, a também costureira Rosania R. Correia aproveitou a tarde de sábado para ouvir as orientações do Outubro Rosa. “É a segunda vez que participo de um evento do sindicato e tudo o que ouvimos aqui foi muito bom, para nos orientar e alertar. Sem dúvida vou buscar adotar alguns hábitos citados aqui para minha qualidade de vida e, com certeza, sempre que puder estarei presente em eventos assim”, avaliou. 

Assuntos: Eventos

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp