METEOROLOGIA
Sol e algumas variações de nuvens em SC
Durante a tarde e noite, sol e períodos de muitas nuvens com chuvas passageiras isoladas de verão em função de maior aquecimento diurno
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 31/03/2020 às 08:01 Atualizado em 31/03/2020 às 08:27

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

TERÇA-FEIRA (31/03): Sol e algumas variações de nuvens por conta de uma massa de ar seco e estável (sistema de alta pressão). Durante a tarde e noite, sol e períodos de muitas nuvens com chuvas passageiras isoladas de verão em função de maior aquecimento diurno. Muitas cidades passam sem o registro de chuva (precipitação irregular). Temperatura amena durante o amanhecer variando entre 16/19ºC do Oeste a Serra, 19/22ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Mínimas entre 7/10°C nas baixadas e fundos de vales (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema). Máximas em progressiva elevação à tarde na marca dos 29/31ºC no Oeste e variando entre 32/35°C no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Extremo Oeste (região de Itapiranga) onde deve ser o pico de calor. Vento soprando de nordeste a noroeste com oscilações para o quadrante sul com velocidade de 20/45 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

QUARTA-FEIRA (01/04): Uma massa de ar seco (sistema de alta pressão) promove um dia de sol com algumas variações de nuvens em boa parte das regiões de SC. Ao longo da tarde e noite, sol e muitas nuvens com chuvas passageiras isoladas de verão (muitas cidades passam sem chuva) por conta do calor e umidade. No Litoral e Vale do Itajaí, céu nublado com chuva e garoa ocasional mal distribuída a qualquer hora do dia. Temperatura amena durante o amanhecer variando entre 18 a 21ºC do Oeste a Serra, 21 a 23ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Mínimas entre 6/9°C nas baixadas e fundos de vales (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema). Máximas em progressiva elevação à tarde na marca dos 30 a 33ºC no Oeste e variando entre 33/36°C no Litoral Sul e Extremo Oeste (região de Itapiranga). Vento soprando de nordeste a noroeste com velocidade de 15 a 35 km/h.

Obs: Condições climáticas (amplitude térmica com amanhecer frio e tarde agradável a quente) propícia a resfriados e gripes. Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades e fique em casa. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.

PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

►Maior risco para atividades de média a longa duração especialmente a tarde e noite no campo e ao ar livre como colheita e tratamentos nas principais áreas de produção de SC (Oeste, Planalto Norte, Centro e pontos do Vale do Itajaí). Algum risco para as atividades de longa duração na Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte (chance de chuva fraca). Aproveitável na região da Serrana e Sul.

► Nas áreas de lavoura de feijão (especialmente do Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis) as madrugadas amenas a frias e com muito orvalho são favoráveis a ocorrência da antracnose, requeima na batata e outras culturas da mesma família. Bom para adubação de cobertura (caso das hortas comerciais).

► Bom período para reformar ou construir açudes para reservar água para o ciclo de inverno e próxima safra de verão.

►Bom para semeadura de pasto de inverno.

►Os efeitos da estiagem pouco mudam com a chuva.

► Na fruticultura, região da Serra e Sul boas condições para colheita e eventuais tratamentos (a água pode limitar, pela falta). Boas condições para silagem no Litoral Sul.

► Muita economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais no Sul.

►ECONOMIZAR ÁGUA!

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados