CATARINENSE 2019

Spray de pimenta foi atirado contra a torcida por delegação do Marcílio Dias, afirma Polícia Militar

Relatório foi apresentado à arbitragem e registrado na súmula divulgada pelo site da Federação Catarinense de Futebol
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 18/03/2019 às 13:43 Atualizado em 19/03/2019 às 12:51
Ilustrativa

De acordo com informações do comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque,  tenente-coronel Otávio Ferreira Filho, o jogo entre Brusque x Marcílio Dias contou com uma situação inusitada após seu encerramento

O policial que estava no comando do policiamento da partida de sábado (16) relatou que, ao finalizar a partida, torcedores do Brusque reclamaram ter recebido jatos de gás de pimenta proveniente do banco de reservas da equipe visitante. 

Ao se aproximar do local, o comandante constatou odores do referido gás,  até então, sem saber de que lado foi jogado o produto. Entretanto, ao observar que torcedores do Brusque se amontoavam nas janelas do vestiário do Marcílio Dias falando impropérios e provocações a delegação, se deslocou para o local com o objetivo de afastá-los.

Neste momento, relata o seguinte: “observei um jato de gás vir de dentro para fora do vestiário, através da citada janela, contra estes torcedores. Inclusive, o odor do gás chegou até minha pessoa não deixando dúvidas quanto ao tipo de substância que estava sendo jogado. Diante das constatações, por parte do signatário, não há dúvidas que uma ou mais pessoas da delegação do Marcílio Dias estava de posse de gás tipo pimenta e o utilizou, sem motivo que justifique, em no mínimo dois momentos e locais distintos contra torcedores da equipe do Brusque”, afirma o militar.

A ocorrência foi relatada no relatório do jogo lavrado pela PM e que é entregue uma cópia ao árbitro. Abaixo, o relatório feito pela arbitragem na súmula online da partida:

9.0 - OCORRÊNCIAS/OBSERVAÇÕES

INFORMO QUE APÓS O TÉRMINO DA PARTIDA, FOI NOS ENTREGUE PELO COMANDANTE DO POLICIAMENTO PRESENTE NO ESTÁDIO, TENENTE CORONEL OTÁVIO MANOEL FERREIRA FILHO, O RELATÓRIO DE SERVIÇO DO POLICIAMENTO (EM ANEXO), NO QUAL CONSTA QUE "A TORCIDA DO MARCÍLIO DIAS JOGOU GÁS DE PIMENTA OU SIMILAR PRÓXIMO AO VESTIÁRIO DOS ÁRBITROS". SENDO QUE MOMENTOS DEPOIS, ESTE RELATÓRIO FOI RETIFICADO PELO SARGENTO EDER INFORMANDO QUE "QUEM JOGOU O GÁS FOI A DELEGAÇÃO DO MARCÍLIO DIAS CONTRA A TORCIDA DO BRUSQUE", FATO ESTE NÃO PRESENCIADO PELA EQUIPE DE ARBITRAGEM.

Em nota publicada em seu site oficial, o clube de Itajaí se manifestou. Abaixo, confira a íntegra do comunicado assinado pela assessoria de comunicação do clube:

O Clube Náutico Marcílio Dias lamenta ter que vir a público mais uma vez para se pronunciar oficialmente a respeito das atitudes da Polícia Militar de Santa Catarina, desta vez por seu comportamento no último jogo, diante do Brusque, na cidade vizinha. 

Para a grande surpresa da diretoria do Clube, a Polícia Militar relatou em súmula que, primeiramente, a torcida o Marcílio Dias havia jogado gás de pimenta na torcida adversária, e num segundo momento, retificando, de que quem havia jogado spray de pimenta na torcida da casa havia sido a delegação de atletas e comissão técnica do Marinheiro. 

O Marcílio Dias rechaça veementemente tais acusações e declara que de maneira alguma esse fato aconteceu. O Clube, seus jogadores e comissão técnica, vão preparados para fazer um grande espetáculo esportivo, de entretenimento e lazer. Se empenha dentro de campo como pode. Mas, de maneira alguma, vai preparado para uma guerra fora de campo. De forma alguma levaria gás de pimenta ou algo similar para tentar de alguma forma atacar os adversários. 

Pelo contrário, o que se viu por membros da diretoria que se encontravam na arquibancada, no espaço destinado à torcida visitante, foi a ação da Polícia Militar em jogar, deliberadamente, gás de pimenta contra toda a torcida do Marcílio Dias. Crianças, idosos, deficientes, passaram mal ao inalar o gás, chegando a se constatar desmaios. Mais uma vez a torcida do Marcílio Dias é tratada com truculência e a PM, em vez de cuidar da segurança de todos, acaba provocando tumultos e incitando a violência. 

Voltamos a repetir que hoje a torcida do Marcílio Dias é formada por famílias, desde crianças (até de colo), passando por mulheres, pais de família e idosos. Tanto em jogos dentro de casa, como em jogos fora de casa. Não podemos mais aceitar sermos mal tratados e sofrermos por atos de violência e truculência da Polícia Militar. 

Sabemos que as atenções se voltaram para o Marcílio Dias ao longo do campeonato, pela boa campanha dentro de campo, pela participação grande e entusiasmada da torcida, pela organização e dedicação da diretoria em buscar sempre o melhor para o torcedor. E assim continuaremos. Seguiremos em frente, lutando contra tudo e contra todos! 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp