METEOROLOGIA

Tempo firme e ensolarado com poucas variações de nuvens

Temperaturas máximas na marca dos 26/29ºC no Extremo Oeste e Litoral, 23/26ºC no Oeste e Vale do Itajaí
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 06/08/2020 às 06:30
Ilustrativa

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

QUINTA-FEIRA (06/08): Tempo firme e ensolarado com poucas variações de nuvens devido à atuação de um bloqueio atmosférico (região de alta pressão anômala) o que dificulta o processo de formação de nuvens carregadas. Mais nuvens entre a madrugada e início da manhã seguido de sol e tempo bom nos setores da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No geral um dia aproveitável para atividades no campo e no ar livre em todas as regiões. Formação de nevoeiros isolados no início do dia. Temperatura baixa pela manhã com mínimas na marca de 4/9ºC no Oeste, Meio Oeste, Serra, Planalto Norte e Litoral Sul. No Topo da Serra as mínimas podem chegar -5/-2ºC com formação de geada nas baixadas e vales. Máximas na marca dos 26/29ºC no Extremo Oeste e Litoral, 23/26ºC no Oeste e Vale do Itajaí, 19/22ºC nas demais regiões dos Planaltos. Condições para formação de geada bem isolada da parte mais alta do Oeste e pontos do Centro e Planalto Sul nas baixadas acima dos 900/1100 m. Vento de norte a nordeste com velocidade de 15/35 km/h. Rajadas pontuais de 40/60 km/h na região de Laguna. 


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

SEXTA-FEIRA (07/08): O domínio de uma alta pressão atmosférica (massa de ar seco) favorece um dia de tempo firme e ensolarado com pouquíssimas variações de nuvens. Mais nuvens entre a madrugada e manhã seguido de sol e tempo bom nos setores da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No geral um dia aproveitável para atividades no campo e no ar livre em todas as regiões. Formação de nevoeiros isolados no início do dia. Temperatura baixa pela manhã com mínimas na marca de 4/9ºC no Oeste, Meio Oeste, Serra, Planalto Norte e Litoral Sul. No Topo da Serra as mínimas podem chegar -5/-2ºC com formação de geada nas baixadas e vales. Máximas na marca dos 25/28ºC no Extremo Oeste e Litoral, 22/25ºC no Oeste e Vale do Itajaí, 19/22ºC nas demais regiões dos Planaltos. Condições para formação de geada bem isolada da parte mais alta do Oeste e pontos do Centro e Planalto Sul nas baixadas acima dos 900/1100 m. Vento de norte a nordeste com velocidade de 15/35 km/h. Rajadas pontuais de 40/60 km/h na região de Laguna.

AGROMETEOROLOGIA

?Condições favoráveis às atividades ao ar livre: boa. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.

? Em hortas comerciais atenção com o frio em relação a doenças e pragas de clima frio na semana (madrugada/começo da manhã e noite). Geada bem pontual nas áreas altas de baixadas com risco de danos em vários pontos do estado acima dos 900/1100 m. Necessidade de irrigação. Segue bom para as culturas de inverno. Para todas as culturas de inverno é mais tranquilo se tiver água a disposição para irrigação ao longo do ciclo (momentos de estiagem a frente). Bom para adubação orgânica e química em bananais e outras fruteiras. Nas hortas comerciais, bom para adubação nitrogenada com irrigação em seguida.

? Na implantação de novo pomar ou reposição de mudas é muito importante manter as mudas com boa umidade. Já temos pouca chuva no decorrer deste mês em boa parte de SC. Deve ser mais irregular e pouca em agosto. ECONOMIA DE ÁGUA!

? Começa a ter condições boas para propagação do fogo do Oeste ao Centro e Sul nos próximos dias e em todo o estado na semana que vem. Evitar ao máximo as queimadas.

? A estiagem traz prejuízos nas culturas fora de época e de época (confirmou o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro). Foi a estiagem mais severa no Topo da Serra em 66 anos de dados (São Joaquim) no intervalo de junho de 2019 a junho de 2020. Continua ainda.

?Os efeitos da estiagem foram bem suavizados em junho com chuva mais significativa a bem forte em diversas áreas de SC. No decorrer de julho a chuva já está mais reduzida em boa parte do estado, acentuando na segunda quinzena. Aproveitar o máximo para reservar a água em açudes e cisternas. A estiagem não acabou, apenas uma trégua (como aconteceu ano passado em alguns intervalos). A chuva suavizou o quadro, sem resolver de vez.

? Bom o quadro em junho e começo de julho em termos de umidade, suavizou os efeitos da estiagem na fruticultura. Usar com  muito bom senso a água. O frio está sendo muito bom neste ciclo com boas somas de horas de frio e unidades de frio, seguindo o previsto no fim do verão (outono inverno mais para frio).

? Reservar mais água nos açudes, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado. Reservar água para as culturas de inverno reformando e ampliando os açudes, fazer novos açudes (dentro da legislação) e aproveitar a água de telhados na propriedade (cisternas) obtendo ajuda da Epagri local. Aproveitar ao máximo a trégua na estiagem que aos poucos está retornando.

? Bom para fazer a poda (mais grosseira) de inverno em algumas fruteiras de clima temperado. O ideal é retardar o máximo possível a poda inverno/primavera (específica para produção) das fruteiras de caroço e variedades precoces de videira (risco alto de geada na florada e frutificação). No caso das fruteiras de caroço recomendo deixar florescer e frutificar para depois fazer a poda.

? Começando a ter florescimento precoce de frutas de caroço (variedades poucos exigente em frio), maior atenção com a geada agora em agosto e setembro. Nesta semana alguns pomares podem ter risco de geada com dano, bem pontual.

? Culturas de inverno sem irrigação terão problemas neste ciclo. Economizar o máximo possível quem tiver açudes para isto. Assim como reservar água para o combate a geada na época certa. No mês de agosto começa a preocupar a chuva mais irregular.

? Safra de trigo no Planalto Norte e região de Campos Novos terá risco mais alto de geada na fase final da cultura (florescimento/enchimentos dos grãos).

? Evitar deixar o pasto de inverno muito baixo (retém melhor a chuva para infiltração da água no perfil do solo).

? Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e próximo verão. Retardar o plantio do milho para segunda quinzena de agosto nas áreas mais quentes de SC do Oeste e Leste, pouca a nenhuma chuva na primeira quinzena e solo ainda frio. Também segurar o transplante das mudas de fumo, se possível, para o fim da primeira quinzena (caso não tenha como irrigar).

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Ronaldo Coutinho – Engenheiro Agrônomo – CREA/SC 26.681-3

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp