PREVISÃO DO TEMPO
Tempo mais firme com frio do oeste à serra ao longo da semana
Direto de Florianópolis, confira as informações do meteorologista Piter Scheuer
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 14/05/2019 às 05:54

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA 14/05/2019

O tempo volta a melhorar sobretudo nos setores do Oeste e Meio Oeste, onde o sol se faz presente entre algumas variações de nuvens ao longo do dia, intercalando com momentos de maior nebulosidade (céu nublado). Formação de nevoeiros entre a madrugada e manhã no Oeste, Centro e Serra. Chance de chuva bem isolada. Um sistema de baixa pressão (cavado em níveis médios da atmosfera), reforça muitas nuvens carregadas promovendo chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada (pontuais mais fortes) no Litoral Sul. Entre o Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e algumas áreas do topo da Serra Geral, tempo mais seco com maiores aberturas de sol onde eventualmente ocorrem chuvas mal distribuídas à noite. Temperaturas baixas do Oeste a Serra com mínimas entre 8 a 11ºC e na marca dos 15 a 17ºC na Faixa Leste. Já no topo da Serra, os termômetros atingem valores entre 6 a 8ºC. Máximas amenas do Oeste ao Planalto Sul entre 15 a 19ºC e variando entre 23 a 25ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Vento de sudoeste a sudeste com rajadas de 20 a 40 km/h no Oeste. Já na Faixa Leste, rajadas ocasionais de 45 a 65 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quarta-feira (15/05): Tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte do dia entre os setores do Oeste a Serra devido à atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) o que dificulta o processo de formação de nuvens carregadas. O ar frio e úmido acumulado nas primeiras camadas da atmosfera, favorece a formação de nevoeiros sobretudo nas áreas do Oeste, Meio Oeste e Serra. Chuva fraca e ocasional na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí devido a umidade que vem do oceano (circulação marítima). Faz frio na maioria das cidades catarinense, com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte, com mínimas entre 6 a 9ºC. Formação de geada isolada no topo da Serra com mínimas abaixo de 5ºC. Temperaturas amenas durante a tarde, com máximas entre 17 a 21ºC. Vento de sul a sudeste com oscilações para o quadrante leste com rajadas de 35 a 55 km/h.

Tendência do Tempo (Resumida) – Quinta-feira (16/05): Tempo firme com sol e poucas nuvens na maior parte do dia. Possibilidade de chuva ocasional e isolada no Nordeste de SC, Grande Florianópolis e Costão da Serra. Temperatura baixa entre os períodos da madrugada, amanhecer e noite. Durante a tarde os termômetros seguem sem muita elevação (tarde amena). Risco de geada bem isolada no Topo da Serra (baixadas).

Obs: Possível massa de ar fria com valores de temperatura mais significativa no decorrer da próxima semana. As últimas simulações numéricas, vem indicando uma certa divergência entre os modelos (bem variáveis). Nas próximas rodadas, seguimos com as atualizações para uma possível confirmação ou não. Ressaltamos que é apenas uma tendência e não uma confirmação.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados