GERAL
UNIFEBE realiza pesquisa sobre desafios percebidos por psicoterapeutas no atendimento on-line
Profissionais podem contribuir, participando da pesquisa virtual.
por Assessoria de Imprensa UNIFEBE 22/02/2021 às 17:07 Atualizado em 22/02/2021 às 17:09

Durante a pandemia os profissionais de psicologia passaram a utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC), procurando manter o atendimento à população de maneira segura. A demanda por atenção básica psicológica também aumentou de acordo com o avanço da COVID-19, especialmente os atendimentos síncronos por meio de videochamadas. Para atender a essa necessidade, a maioria dos terapeutas se cadastrou no e-Psi, o Cadastro Nacional de Profissionais de Psicologia para Prestação de Serviços Psicológicos por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), principalmente para dar continuidade aos casos que atendiam no modelo presencial. 

Com o intuito de compreender os principais desafios percebidos pelos psicoterapeutas no atendimento on-line, o professor André Luiz Thieme e a acadêmica Talia Antunes de Souza, do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), estão realizando uma pesquisa virtual com os profissionais de psicologia. O formulário visa coletar a percepção desses profissionais sobre as características de trabalho nesse formato, quais as dificuldades e as principais diferenças entre os atendimentos on-line e presenciais. 

“Por meio da pesquisa e com a participação de psicólogas e psicólogos que fazem atendimento on-line, faremos uma coleta de dados que serão analisados posteriormente a fim de compreender esses desafios. A análise procurará evidenciar as características dessa modalidade de atendimento, identificando também aspectos positivos para o trabalho dos profissionais”, explica o professor orientador da pesquisa, André Luiz Thieme. 

Os profissionais que queiram contribuir com a pesquisa, que está sendo desenvolvida por meio do Artigo 170, do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), podem participar de forma virtual. 

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados