BORDADOS
UNIFEBE sediará exposição sobre a história de Brusque
Quadro estarão expostos no Átrio do Bloco A, a partir do dia 6 agosto
por Assessoria de Imprensa Unifebe 02/08/2021 às 20:48
Imagem: Divulgação

Cada detalhe, ponto e cor, releva importantes traços de uma história, que completa no dia 4 de agosto, 161 anos. Para celebrar a trajetória de Brusque, por meio da arte, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediará a exposição “Bordando Brusque ontem e hoje”. Os quadros bordados à mão pelas artistas da Confraria Bordadeira de Brusque estarão expostos de 6 a 20 de agosto, no Átrio do Bloco A, da universidade. 

A membro da Confraria Bordadeira de Brusque, Nilse Benvenutti Dalago, destaca que o projeto surgiu com o intuito de representar com linhas, agulhas, tecidos, tintas e criatividade um pouco da cidade e sua história. Como resultado de um trabalho desenvolvido por meio de pesquisas, entrevistas, visitas a museus e muita cantoria e contação de história, as confreiras criaram 13 painéis de 40x50 centímetros.

“A exposição desses quadros no mês de aniversário de Brusque é uma tradição desde 2018, pois entendemos que contribui para mantermos viva a história do nosso município. Escolhemos a UNIFEBE por sabermos que aqui os bordados serão bem cuidados e servirão de inspiração para as futuras gerações”, enfatiza Nilse.

Dos 13 quadros criados, oito foram doados pela Confraria para a UNIFEBE e, após a exposição em alusão ao aniversário de Brusque, ficarão expostos permanentemente na instituição. As obras retratam o Hino de Brusque e construções históricas da cidade, como o Complexo de Azambuja, a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux e o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque. 

“É uma honra abrigar o resultado de um trabalho artístico e cultural tão representativo para Brusque. As confreiras resgataram nossa história e transformaram em arte de um jeito autêntico e sensível. Esperamos que os nossos acadêmicos e comunidade em geral apreciem e valorizem esses talentos da nossa região”, salienta Rosemari.

 

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados