Cooperjovem

Unimed Brusque conquista Prêmio SomosCoop Melhores do Ano com projeto

Programa é desenvolvido há três anos na Escola de Ensino Fundamental Pe. Luiz Gonzaga Steiner
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 25/11/2020 às 05:36 Atualizado em 14/12/2020 às 13:58
Carina Machado/Ideia Comunicação

A Unimed Brusque foi vencedora do 12º Prêmio SomosCoop Melhores do Ano do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras na categoria Cooperjovem. O case premiado em terceiro lugar foi o Programa Cooperjovem, desenvolvido há três anos na Escola de Ensino Fundamental Pe. Luiz Gonzaga Steiner, localizada na Travessa Lagoa Dourada, em Brusque.

A premiação foi realizada na tarde desta terça-feira, 24 de novembro, em solenidade transmitida pelo canal do Sistema OCB no Youtube. Neste ano, 595 projetos de 325 cooperativas do país, foram inscritos nas sete categorias do Prêmio, que são Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperjovem; Cooperativa Cidadã, Fidelização; Inovação; Intercooperação; e Influenciadores Coop.

O Prêmio SomosCoop tem por objetivo destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. A premiação, realizada pelo Sistema OCB, é também uma oportunidade de mostrar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, social e economicamente.

Durante a premiação, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou a relevância das cooperativas para todo o país. “Estamos tendo a oportunidade de reconhecer e divulgar o trabalho extraordinário que todas as cooperativas fazem no seu dia a dia, pela cooperação, por um mundo e uma comunidade melhores. Deixo meu agradecimento a todos, especialmente às 325 cooperativas que se inscreveram neste Prêmio. Temos 22 estados com cooperativas presentes nesta premiação, que foi muito concorrida, com projetos maravilhosos. Trabalhos feitos nas cooperativas com resultados tão expressivos, que nos encantam. Não foi um ano fácil 2020, tivemos que tomar decisões cada vez mais rápidas, mudar atitudes, hábitos e comportamentos, com desafios imensos, porém estou feliz em dizer que o cooperativismo teve um papel fantástico neste momento de dificuldade. As cooperativas souberam ser inovadoras e cada uma, do seu jeito, conseguiu fazer as coisas acontecerem e mostraram seu valor. Parabéns a cada uma de vocês que agiram de uma maneira cooperada, ajudando suas comunidades. Que tenhamos energia para transformar o próximo ano, com muitas realizações”, frisou.

Para a assistente social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, ter o Programa Cooperjovem reconhecido através deste prêmio, é motivo de grande satisfação para toda cooperativa e escola, junto aos seus professores, direção, alunos e comunidade envolvidos.

Quando lançou o programa em 2017, a Unimed Brusque foi pioneira do Sistema Unimed no Estado de Santa Catarina, a desenvolver o Cooperjovem, inédito na cidade de Brusque, realizado em parceria com a unidade estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Secretaria Municipal de Educação e com a unidade de ensino. O Cooperjovem nasceu com o propósito de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

Nessa trajetória, a Unimed Brusque conseguiu incorporar no Programa Cooperjovem, com muita propriedade, debates, projetos e práticas a respeito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Por ser signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, a cooperativa estimulou a própria escola a aderir ao propósito, sendo também signatária e, consequentemente, envolver seus mais de 320 alunos e toda comunidade nesta ação do bem. “É o segundo ano que participamos deste prêmio e mais uma vez ficamos finalistas, sendo reconhecidos nacionalmente. Estamos muito orgulhosos dessa importante conquista. Atuamos há apenas três anos com o Programa Cooperjovem, mas o resultado que alcançamos com a escola, os alunos e todas as famílias é imensurável”, ressalta Camile.

O professor de História da EEF Pe. Luiz Gonzaga Steiner, Edu Gevaerd Neto, revela que o Programa Cooperjovem transformou a instituição de ensino. “O grande desafio foi transformar uma unidade que tendia a trabalhar no individual, a pensar com o coletivo e não apenas os professores e os profissionais que trabalham a educação na escola, mas trazer a comunidade como aliada e os estudantes como personagens dessa mudança, o que gerou um impacto em toda comunidade. A escola passou por alterações físicas e organizacionais em que a maneira de ver a educação saiu da sala de aula, da figura do professor e do quadro, para uma unidade concisa”, complementa.

Imagem: Carina Machado/Ideia Comunicação

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