EEF Luiz Gonzaga Steiner

Unimed Brusque contribui para revitalização de biblioteca

Cooperativa doou 87 livros. Ação integra Programa Cooperjovem
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 26/06/2019 às 12:42 Atualizado em 26/06/2019 às 12:49
Taiana Ebele / Ideia Comunicação

Um local aconchegante, atrativo, com paredes coloridas de balões, frases incentivadoras, em frente a um gramado verde iluminado pelo sol, com muitos livros à espera para serem lidos. Assim tornou-se uma das salas da EEF Luiz Gonzaga Steiner na manhã desta terça-feira, 25 de junho, com a inauguração da revitalização da ‘Biblioteca Escolar Vidal Ramos’, que passou a funcionar no espaço.

O local é resultado de uma das ações do Programa Cooperjovem, realizado pela Unimed Brusque em parceria com a unidade de ensino desde 2017.

Para a inauguração, a Cooperativa brusquense realizou a doação de 87 livros, que a partir de agora serão utilizados por professores e especialmente para os 318 alunos, para o ensino-aprendizagem e para o incentivo à leitura.

De acordo com a coordenadora da área de responsabilidade social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, em 2018 foi realizado um ‘café de ideias’, com a participação de alunos e professores da escola, para pensar na unidade escolar que eles gostariam de ter, e em como transformar o ambiente em um local ideal. “Nessa oportunidade tentamos pensar em um espaço para incentivar a leitura e escrita. E os alunos demonstraram que queriam um ambiente mais agradável, além, é claro, de um acervo com novos livros, já que os que tinham, até então, não estavam sendo atrativos para eles. Assim, apresentamos a proposta para a diretoria da Unimed Brusque, que, através de uma doação voluntária de alguns cooperados e colaboradores da Cooperativa, arrecadou recursos para alguma ação social. Utilizamos uma parte dessa verba para a aquisição desses novos livros, para que a partir de agora alunos e professores possam de fato ser ainda mais incentivados para o desenvolvimento da leitura”, esclareceu Camile.

Imagens: Taiana Ebele / Ideia Comunicação

Satisfação

Para a diretora da unidade de ensino, Mara Cristina Huppes, com a revitalização e em especial o novo acervo, será possível incentivar ainda mais os alunos para o uso da biblioteca e o empréstimo dos livros, para a aquisição de novos conhecimentos. “É gratificante oferecer esse espaço novo para que a comunidade escolar possa usufruir, ainda mais com novas obras literárias”, comentou.  

A biblioteca que antes funcionava em outro local, menor, foi adaptada para que os alunos desfrutem também de uma varanda e um pequeno gramado, em frente ao ambiente de leitura. De acordo com a diretora, a nova sala foi pintada em 2018 e teve a parte de mobiliário reformado e adaptado.

Saiba mais

Desenvolvido pela Cooperativa brusquense, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o programa é realizado desde 2017 na unidade de ensino.

O Cooperjovem tem como objetivo despertar nos educadores e nos alunos uma consciência sobre cooperação, auxiliar na organização e desenvolvimento de projetos na escola, por meio de uma metodologia educacional cooperativa, e com a compreensão do cooperativismo como forma de organização socioeconômica. A EEF Luiz Gonzaga Steiner é a única escola do município a participar e foi escolhida por ter um histórico de trabalho cooperativo.


Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp