JUDÔ COMUNITÁRIO

Unimed Brusque realiza encerramento do Programa em 2018

O projeto atende crianças e adolescentes de 4 a 15 anos e para permanecer no programa os alunos também precisam comprovar a presença e o bom desempenho escolar
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 11/12/2018 às 05:58 Atualizado em 12/12/2018 às 11:51
Taiana Eberle/Ideia Comunicação

A Unimed Brusque realizou na quinta-feira, 6 de dezembro, a confraternização de encerramento das atividades de 2018 do Projeto Judô Comunitário, realizado na localidade do Ribeirão Tavares, no bairro Limeira, em Brusque. Na oportunidade as 30 crianças e adolescentes que frequentam o programa ao longo do ano foram contempladas com um livro de presente cada uma, bem como com um delicioso lanche.

O programa é realizado desde 2005 na comunidade e busca, através do esporte, oferecer aos jovens a prática de atividade física, e valores como respeito, disciplina e equilíbrio, sendo uma das poucas opções de lazer no local. O Judô Comunitário iniciou como apoio a uma ação realizada pela prefeitura na época, que com o passar do tempo teve maior incentivo da Cooperativa, que o mantém até hoje.  Além de ser responsável apenas pelos quimonos e faixas, a Unimed Brusque passou a viabilizar o investimento com o professor e as despesas de manutenção do projeto, além de ter investido na parte estrutural onde é realizado o projeto.

 “Para nós é gratificante vermos as crianças que iniciaram as atividades em março desse ano e permaneceram até novembro e tivemos poucas saídas e desistências nesse decorrer. É um projeto que tem crescido a cada ano, e vimos o quanto as crianças conseguiram se desenvolver, percebemos que algumas estão desde o início do projeto e hoje são adolescentes, estão indo pro ensino médio, mas permanecem na prática das atividades. Vimos o quanto elas aprenderam a ver o judô não como uma luta, mas sim como uma arte de princípios, valores e que trabalha com a educação dessas crianças”, comenta a coordenadora da área de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns.

Mudança de vida

O projeto atende crianças e adolescentes de 4 a 15 anos e para permanecer no programa os alunos também precisam comprovar a presença e o bom desempenho escolar.

Entre os que participam desde o início está Letícia Regina Amorim, de 14 anos. Ela foi uma das que começou com 6 anos e não pensa em desistir do Judô Comunitário, tão cedo. “O judô me ajudou muito em especial na parte do equilíbrio, e a ter uma coordenação motora melhor. É muito bom poder ter essa opção de atividade, escolhi estar aqui e com pessoas que gosto muito de conviver, ou invés de estar na rua. Meus pais me incentivaram bastante também e é muito bom fazer parte desse projeto”, comenta a adolescente. 

O aluno Abner Tavanati Mariano, também de 14 anos, foi outro jovem que começou cedo no judô, aos 5 anos. Segundo ele o projeto foi uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado. “Aprendi a ser mais educado, a respeitar os mais velhos, a controlar meu peso e saber usar o esporte a meu favor. Adoro participar, sempre vou aos campeonatos e pretendo continuar. Penso até em fazer uma faculdade de educação física no futuro e o judô sem dúvida vai me ajudar muito nisso. Esse ano foi um ano incrível e adorei esse momento de confraternização”, comentou.

Para o professor, Odirley da Silva Simas, concluir mais um ano com o envolvimento e participação das crianças e adolescentes é uma grande vitória. “É muito gratificante chegarmos mais um ano de encerramento. O judô traz a disciplina, o respeito, a educação para essas criança, já que algumas vezes elas não têm em casa e acabam aprendendo de forma errada, nas ruas. Aqui orientamos esses jovens sobre virtudes e também contra as drogas, pois tiramos a criança do convívio das possibilidades de coisas ruim e trazemos elas para um ambiente saudável, de motivação. Sem dúvida cada vez mais me motivo a continuar nesse projeto que transforma tantas vidas. Agradecemos à Unimed por todo o apoio e tudo o que tem feito, há anos, e também às famílias que incentivam seus filhos a continuar”, comentou.

Para 2019, as expectativas são de que o projeto possa ampliar algumas atividades e que sejam desenvolvidas ações tanto com as crianças como com a comunidade local também. “Atualmente temos uma associação de Judô em Brusque, mas que ainda não faz parte da Federação Catarinense. Esperamos em 2019 fazer com que ela seja integrada, onde vamos realizar ainda mais competições internas para essas crianças, bem como participar de disputadas a nível estadual e até nacional, se for possível”, completa o professor.

Assuntos: Esporte

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp