SOS Unimed

Unimed Brusque realiza treinamento de eletrocardiograma em emergência

Equipe do SOS Unimed participou da formação, ministrada pelo coordenador, o médico cardiologista, Dr. Júlio César Bork
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 05/12/2018 às 11:28
Guedria Mota / Ideia Comunicação

O coordenador médico do SOS Unimed, Dr. Júlio César Bork, ministrou um treinamento de eletrocardiograma em emergência para os  enfermeiros e médicos que formam sua equipe. A capacitação foi realizada na noite desta segunda-feira, 3 de dezembro, na sede da Unimed Brusque.

“O treinamento partiu de uma necessidade de atualização e aperfeiçoamento da equipe. O interesse pelo tema surgiu durante uma conversa e montamos esta formação para entender melhor a função do eletrocardiograma e o seu uso eficiente quando aplicado no tratamento do paciente”, afirma Dr. Júlio.

Segundo ele, o equipamento é utilizado por médicos, mas, durante o atendimento de emergência, toda a equipe tem autorização da escola americana para manuseio. “O eletrocardiograma é fundamental na avaliação inicial dos pacientes em caso de emergência cardiológica. Quando o paciente chega com uma alteração que não é identificada no eletrocardiograma, isso atrasa o tratamento e pode, inclusive, levar ao diagnóstico errado. Então a atenção ao exame direciona e facilita a conduta inicial do socorrista e, muitas vezes, pode salvar o paciente ou impedir complicações maiores”, avalia Dr. Júlio.

Hoje as doenças do coração representam a principal causa de mortes no Brasil, presentes em mais de 30% dos óbitos registrados no país. “Neste contexto se destacam o AVC, que é o derrame, e o infarto. Por isso é importante saber avaliar e definir uma conduta para diminuir a mortalidade, que ainda é muito grande”, pontua o médico cardiologista.

Para Dr. Júlio, pacientes com quadros mais graves, como uma parada cardíaca secundária ou infarto, perdem em até 10% a chance de sobreviver em cada minuto de atraso no atendimento. “Então é preciso identificar rapidamente a situação, principalmente através do eletrocardiograma”, enfatiza.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp