COOPERAÇÃO TÉCNICA
Univali e Fischer assinam convênio para construção de casas populares
Acordo de cooperação técnica vai viabilizar construções a baixo custo
por Assessoria de Imprensa Univali 09/11/2021 às 20:06
Imagem: Divulgação

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Irmãos Fischer S.A. Indústria e Comércio assinaram na tarde desta terça-feira, 9, o convênio de cooperação técnica que vai viabilizar a construção de casas populares a baixo custo nos municípios da região de Itajaí. 

A Univali, por meio do Escritório Técnico de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores (ETAU), foi responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico. A tecnologia será aplicada ao sistema construtivo modular da Fischer, que utiliza painéis pré-moldados em aço. As casas serão geminadas e terão cerca de 50 m2.

Para o desenvolvimento do projeto foram levados em consideração itens como qualidade espacial, conforto termoacústico, luminosidade, estética e funcionalidade. “A ideia é que o processo de montagem da casa modular seja mais rápido, econômico e sustentável, já que neste sistema não é necessário o uso de materiais como cimento, tijolos, argamassa e água. Existe uma grande demanda dos municípios para este modelo de moradia e a principal vantagem do sistema é o tempo de conclusão, já que as casas podem ficar prontas em apenas quatro dias”, explica o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, professor Carlos Alberto Barbosa de Souza.  

Após a assinatura do convênio nesta terça-feira o projeto já está apto para ser apresentado às prefeituras dos municípios interessados na tecnologia construtiva. 

“Iniciamos este projeto há cerca de dois anos e hoje finalizamos a última etapa para que possamos de fato viabilizar este trabalho que tem um grande impacto social. Estamos muito felizes com o resultado desta parceria e certos de que a união da academia, do poder público e da iniciativa privada contribuirá para a qualidade de vida da comunidade da região. Nosso corpo técnico segue à disposição para que a efetiva construção das casas aconteça o mais breve possível”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.   

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados