REVIRAVOLTA

Vereadores rejeitam projeto que proibiria uso de canudos de plástico

Em segunda votação, dois vereadores tem decisão diferente e projeto que vedava utilização foi rejeitado por nove votos a oito
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 13/03/2019 às 05:43 Atualizado em 13/03/2019 às 14:26
Assessoria de Imprensa da Câmara de Brusque

Durante a sessão da Câmara de Brusque desta terça-feira (12) os vereadores rejeitaram por 9 a 8 votos o Projeto de Lei que obriga restaurantes, lanchonetes , bares e vendedores ambulantes a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável, ou reciclável para seus clientes. 

O projeto havia sido aprovado pela maioria na sessão do dia 26 de fevereiro em sua primeira discussão e votação. Porém, voltou a ser discutido ontem (12) e dois dos vereadores que haviam votado favoráveis na primeira votação, mudaram seus votos, tendo uma posição contrária ao projeto.

Um dos que mudou de posicionamento foi Paulinho Sestrem. Segundo ele, campanhas de conscientização permanentes terão mais efeito que a proibição do item:


O segundo legislador que mudou o voto foi Leonardo Schimitz que revelou ter conversado com diversas pessoas que o fizeram rever a situação. Ele destacou que é um defensor das questões do meio ambiente e acredita que não é somente o canudinho que é prejudicial a natureza:


Conforme Schimitz, em seu entendimento , os estabelecimentos não poderão pagar por essa questão. Mas concorda que seja tomada uma providência quanto ao descarte do lixo que é jogado na natureza e reforça que o poder executivo deve fazer ações de conscientização:


De autoria dos vereadores Ana Helena Boos e Marcos Deichmann, o projeto tramitava desde meados de 2018 e, de acordo com a vereadora Ana Helena, é lamentável que tenha sido rejeitado. Quem perde segundo ela é a população. Ana destaca que muitos estabelecimentos já estavam aderindo ao não uso do canudo de plástico. Pra ela, novamente Brusque teve a oportunidade de ser pioneira e, infelizmente, regrediu no sentido de conscientização ambiental:

 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp