Publicidade

Novo remédio que reduz em 50% risco de morte por câncer de mama chega ao Brasil

Primeira remessa com quase 12 mil unidades já foi recebida pelo Ministério da Saúde

Fonte: Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicidade

O Brasil recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, usado no tratamento do câncer de mama tipo HER2-positivo. O remédio, considerado inovador, reduz em até 50% o risco de morte e de recidiva em pacientes que ainda apresentam resíduos tumorais após quimioterapia, principalmente em estágios mais avançados da doença.

A carga, com 11.978 unidades, foi recebida no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A entrega contou com a presença do diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira.

Medicamento atenderá 100% da demanda do SUS em 2025

Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento foi incorporado ao SUS em 2022 e, agora, começa a ser distribuído de forma efetiva. Serão quatro remessas no total, com entregas previstas também para dezembro de 2025, março e junho de 2026.

A expectativa é de que 1.144 pacientes sejam beneficiados ainda neste ano. O investimento federal é de R$ 159,3 milhões para a aquisição de 34,4 mil frascos-ampola.

Distribuição começa ainda este mês

Após o recebimento, o medicamento será encaminhado às secretarias estaduais de Saúde, responsáveis pela distribuição conforme os protocolos clínicos. A previsão é de que os pacientes comecem a receber o tratamento ainda em outubro, com ampla cobertura até o início de novembro.

“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional”, afirmou o diretor José Carvalheira. Ele destacou que o trastuzumabe entansina garante 50% menos mortalidade e 50% menos recidiva nas pacientes com restos tumorais, que são justamente os casos com maior risco.

O anúncio e a entrega do medicamento acontecem durante o Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de mama. Segundo o diretor, a chegada do remédio representa uma “grande vitória do povo brasileiro”.

*Com informações da Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.