Durante entrevista ao vivo no Jornal da Manhã desta terça-feira (22/7), o prefeito de Brusque, André Vechi (PL), anunciou que a expectativa da administração municipal é liberar o tráfego da nova Beira Rio, sentido Dom Joaquim, no dia 7 de setembro, logo após o desfile da Independência que será retomado neste ano e ocorrerá no trecho. Assim, conforme o andamento do evento e sua finalização, a via seria liberada ao trânsito.
Segundo o prefeito, as obras estão em ritmo acelerado, tanto na margem esquerda quanto na direita da via, que será uma nova alternativa para quem se desloca dos bairros Dom Joaquim e Rio Branco em direção ao Centro. “Se o tempo ajudar e não tivermos imprevistos, a ideia é liberar a nova pista ainda no feriado da Independência, facilitando o acesso à nova ponte em frente aos Irmão Hort”, afirmou.
Ponte do Pilolo será temporariamente interditada
Logo após a liberação da nova via, a Prefeitura prevê a interdição temporária da ponte do Pilolo, localizada nas imediações do novo mercado do Otto. O motivo é a necessidade de construção da cabeceira da ponte. “Não queremos repetir o que aconteceu com a ponte da Santos Dumont, que cedeu. Por isso, vamos liberar antes a ponte nas proximidades do Irmãos Hort para aliviar o trânsito e, depois, concluir essa etapa com segurança”, explicou Vechi.
A expectativa é que todas as obras estejam finalizadas e entregues entre outubro e novembro, dentro do cronograma contratual. Paralelamente, o município dará início ao lote 3 da Beira Rio, que vai da ponte do Pilolo até a ponte Alois Petermann, conhecida como a ponte do Chico Motos, também na região de Dom Joaquim.
Nova configuração viária
Com as melhorias, a administração pretende dar nova fluidez ao tráfego de veículos que utilizam a Avenida Dom Joaquim (SC-486), facilitando o acesso tanto para o litoral quanto para o município vizinho de Botuverá (SC). A proposta é aliviar os gargalos nos horários de pico e oferecer maior mobilidade à população.
Vechi também destacou que há um projeto em andamento para a duplicação — ou, quando não for possível, implantação de terceira pista — em um trecho da SC-486, entre a cancha do Venzon e a divisa com Botuverá. A proposta está sob coordenação do vice-prefeito Déco Batisti e tem apoio do governador Jorginho Mello (PL) que se comprometeu a financiar a obra.
“A ideia é duplicar ou alargar esse trecho estratégico que recebe muito tráfego pesado. Existe um ponto crítico próximo à marmoraria, onde há estreitamento, e esse também será incluído no projeto. Estamos aguardando uma prévia para iniciar o quanto antes”, disse.
Trecho será municipalizado após obra estadual
O trecho em questão é de responsabilidade do governo do Estado, mas a ideia da Prefeitura é assumir a rodovia somente após a revitalização completa. “É interessante para o município receber esse trecho já pronto. Assim, teremos mais controle, inclusive na fiscalização, já que hoje essa responsabilidade é da Polícia Militar Rodoviária. Com a municipalização, podemos integrar à nossa Guarda de Trânsito”, finalizou.