O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) encerrou neste sábado, 30 de maio, a programação do Feirão do Imposto 2026 com uma ação de conscientização realizada no Stop Shop. Durante a mobilização, os nucleados distribuíram panfletos informativos e demonstraram, na prática, o impacto da alta carga tributária sobre os produtos consumidos diariamente pelos brasileiros.
A ação contou com a participação da Cervejaria Brusque, que distribuiu chope ao público em uma quantidade equivalente apenas ao valor do produto sem a incidência de impostos. A proposta foi chamar a atenção dos consumidores de forma visual e prática para o peso da tributação no país.
Segundo o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr, Paulo Henrique Chaves, o objetivo da campanha foi aproximar o tema da população e estimular a reflexão sobre os tributos pagos no dia a dia.
“Nosso objetivo foi conversar com as pessoas e conscientizar sobre a alta carga tributária. Hoje, trabalhamos praticamente três dias da semana para pagar impostos, e o restante é o nosso lucro. Muitas vezes, as pessoas só percebem esse impacto quando dói no bolso ou de forma visual, como fizemos com o chope, mostrando o quanto do produto efetivamente chega ao consumidor sem o imposto”, explica.
Paulo destaca que o encerramento da campanha em um dos principais centros comerciais da cidade ampliou o alcance da ação. “Hoje percebemos um impacto ainda maior, principalmente pelo local. Abordamos muitas pessoas de outras cidades, como Itajaí, Joinville, Criciúma e Campos Novos, que também possuem núcleos jovens e realizam ações do Feirão do Imposto”, comenta.
Além da mobilização presencial, o Feirão do Imposto deste ano também contou com uma novidade: um site criado para a campanha, onde consumidores puderam adquirir produtos com imposto reduzido oferecidos pelas empresas parceiras: Mensageiro dos Sonhos; Casa Oito Estúdio; Pedidos10; Pizzaria @migos.com; Frango no Pote e Cervejaria Brusque.
“A plataforma foi uma ideia nova para este ano. Foi importante perceber que empresas também de outros núcleos da ACIBr entenderam a proposta e quiseram participar da ação”, afirma.
De acordo com o coordenador, a intenção é ampliar a iniciativa nos próximos anos e fortalecer a participação de outros núcleos da entidade, potencializando a ação. A proposta também é manter a campanha ativa ao longo do ano. “Essa é uma ação que não vai ficar só no mês de maio. A intenção é reabrir o site ainda este ano com as empresas parceiras e trazer novas empresas que demonstraram interesse em participar do Feirão do Imposto”, completa Paulo.
















