O Núcleo das Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu na tarde desta quarta-feira, 11 de junho, mais uma edição do Encontro de Coordenadores.
Realizado desde 2022, o evento tem o objetivo de reunir os coordenadores das instituições de ensino nucleadas para um momento de aprendizado e troca de experiências.
Neste ano, o encontro teve como tema “Mindfulness como ferramenta para líderes”, com palestra ministrada por Uriel Miguel Nunes, instrutor certificado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o vice-coordenador do Núcleo, Leonardo Ristow, a proposta do encontro é oferecer cuidado e apoio aos profissionais que ocupam essa função estratégica nas instituições de ensino. “O coordenador precisa falar com o mantenedor, com os pais, com os alunos. Ele é um ponto central no funcionamento de uma escola. E percebemos a necessidade de cuidar desse profissional”, destacou.
Neste ano, a escolha do tema teve como foco o desenvolvimento da atenção plena como instrumento para a gestão escolar. “Pensamos em trabalhar exclusivamente o mindfulness, que é uma prática que envolve a observação de si mesmo. Trouxemos uma abordagem teórica e prática para que os coordenadores possam aplicar no dia a dia, seja para melhorar a concentração em reuniões, a gestão das emoções ou a capacidade de compreensão”, explicou Ristow.
Durante o encontro, Uriel Miguel Nunes conduziu reflexões e atividades sobre a prática da atenção plena, mais conhecida como mindfulness. “Todo mundo presta atenção em alguma coisa. Mas nem sempre essa atenção é direcionada de forma eficiente. Às vezes passamos muito tempo focados em pensamentos estressantes, que nos deixam ansiosos ou para baixo. O trabalho do mindfulness é justamente despertar essa capacidade nata que todos temos de prestar atenção de maneira saudável”, afirmou.
Segundo o instrutor, o tema tem especial relevância no ambiente educacional. “Os coordenadores são a linha de frente. Estão constantemente recebendo estímulos externos, como pais e comunidade, e internos, como os próprios colaboradores. A forma como eles lidam com essas situações impacta diretamente no trabalho da equipe e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos”.
Uriel também destacou a importância de desmistificar a prática, muitas vezes mal compreendida. “A atenção plena é uma prática científica, fundamentada em estudos sérios. Por isso, é importante ser orientada por profissionais preparados, que possam contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento emocional e profissional dos líderes escolares”, completou.
O Encontro de Coordenadores é uma iniciativa que já faz parte do calendário do Núcleo há três anos e, segundo Ristow, cumpre um papel fundamental de fortalecimento da rede educacional. “É um momento de conversa, de troca. Os desafios e alegrias dessa função são comuns a todas as instituições. É muito bom quando eles se reúnem, percebem que não estão sozinhos e formam essa rede de aprendizagem e apoio”, finalizou.