O Núcleo das Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) celebrou, na noite de terça-feira, 12 de agosto, seus 30 anos de fundação em um evento no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb). A comemoração reuniu integrantes do núcleo para relembrar a trajetória de três décadas marcadas por conquistas, união e a determinação de quem nunca desistiu do associativismo feminino.
Fundado em 1995, o núcleo nasceu inspirado em modelos da Alemanha, por meio de um convênio da ACIBr com a Câmara de Artes e Ofícios da Alta Baviera. Entre as pioneiras estão Valzete Walendowsky, primeira presidente, e Eunice Furtado, primeira consultora, que foram protagonistas para manter o grupo ativo mesmo em períodos de dificuldade.
“Chegamos a ter apenas duas integrantes: eu e a Eunice. Ainda assim, nunca pensamos em desistir. Fazíamos reuniões quinzenais, trocávamos experiências e trabalhávamos como se houvesse muitas mulheres. Aos poucos, conseguimos trazer novas participantes e o núcleo voltou a crescer. Hoje, ver que somos 80 mulheres é um orgulho imenso”, contou Valzete.
Eunice relembra que, no início, o associativismo feminino ainda não tinha o reconhecimento de hoje. No começo, o núcleo era das mulheres de empresários do ramo de automecânicas. Com o tempo, evoluiu e passou a ser o Núcleo das Mulheres Empresárias.
“Não havia a tecnologia, e muitas pessoas não acreditavam nesse tipo de organização. Mas persistimos. Tive a oportunidade de fazer treinamento na Alemanha, como única consultora mulher, e trouxe esse aprendizado para impulsionar o núcleo. É gratificante ver onde chegamos”, afirmou.
Destaque
O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, ressaltou que o Núcleo de Mulheres Empresárias de Brusque se destaca entre os 100 núcleos de associações ligadas à Facisc, ocupando a sexta posição em número de integrantes.
“Temos muitas lideranças femininas na nossa diretoria e nos núcleos. É um orgulho enorme ver o espaço que as mulheres conquistaram dentro de uma entidade com 90 anos de história”, disse.
Para a coordenadora atual, Luciane Morazzi, a data é especial. “Temos muita história para celebrar. A mulher de hoje é ousada, se posiciona, abre seu espaço, equilibra várias funções e ainda encontra tempo para empreender. Eventos como o Mulheres que Inspiram, que este ano reuniu 200 participantes, mostram nossa relevância para Brusque e região”, afirmou.
Entre os projetos de destaque na história do núcleo, Valzete lembrou o “Colorindo Brusque nas Quatro Estações”, iniciativa que mobilizava a comunidade e o poder público para ações de limpeza e organização da cidade. “Esse projeto mostrou que a união nos dá força e resultados concretos”, reforçou.