Os Núcleos de Jovens Empreendedores e de Gastronomia da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizaram, no dia 30 de setembro, uma visita técnica à fazenda Café Leopoldo. Localizada na cidade de Rodeio (SC), ela é a única produtora de café especial em Santa Catarina.
Ao chegarem na fazenda, o grupo foi recepcionado pelo casal Gabriel e Tais Tambosi, que contou um pouco sobre a história da família e como fundaram o Café Leopoldo.
“Há mais de 100 anos, Leopoldo, nosso bisavô, já cultivava o café para o sustento e herança das gerações seguintes, como tradição e cultura. Há cerca de dois anos, buscamos aperfeiçoar o café aqui plantado e iniciamos o “Café Leopoldo”, inspirado nas fazendas de cafés especiais de Minas Gerais. Somos os únicos a produzir este tipo de café aqui em Santa Catarina”, explicou Tais Tambosi, proprietária da fazenda.
Durante a visita os nucleados conheceram todo o processo que o café passa, desde a plantação, colheita, seca e torra dos grãos, até chegar ao produto final.
Case de sucesso
O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Paulo Henrique Chaves, destaca que o grupo realiza diversas visitas técnicas durante o ano. “Hoje aprendemos muito além do que só o processo de produção do café. Conhecemos a história do empreendedorismo através de uma tradição familiar. Foi muito enriquecedor”, afirmou.
Participando juntamente com o Núcleo de Gastronomia, a integrante do Núcleo de Panificadoras, Patrícia Panissa Kruger, ressalta que a experiência agregará na sua empresa. “Foi muito interessante conhecer todo o processo de produção do café. Com certeza iremos levar todo esse conhecimento até os clientes da panificadora”, finalizou.