A Câmara Municipal de Brusque aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, 19 de agosto, o Projeto de Lei Ordinária nº 80/2025, que cria o Dia Municipal do Professor de Jiu-Jitsu no calendário oficial de Brusque, a ser celebrado anualmente em 1º de outubro. O vereador Pedro Correa Neto (PL) é o autor da proposta.
No plenário, Pedro defendeu o trabalho e a dedicação destes profissionais no esporte. “Nossos professores que se dedicam a gente, que nos ensinam e nos cobram; que quando ‘aquele gás está acabando’, ele ainda está torcendo por ti; que está te ensinando a ter disciplina e respeito, a respeitar seu colega adversário, em homenagem a essas pessoas”, declarou o vereador.
“O Jiu jitsu de Brusque tem sido reconhecido com o número crescente de academias e praticantes. Muitos jovens têm se apaixonado pela arte, não só pelo aspecto físico, mas também pelos valores que os nossos professores nos transmitem, de perseverança, superação, resiliência, respeito, disciplina, humildade”, defendeu.
Ele também citou que a arte marcial pode ser uma ferramenta de inclusão social e de transformação de vidas, citando que projetos sociais têm sido implementados na cidade, proporcionado acesso ao esporte para aqueles que não teriam a oportunidade de praticá-lo. “Hoje, o jiu jitsu, enquanto arte marcial, tem se estendido. Ela trabalha com crianças e até pessoas com necessidades especiais, com a inclusão. Esses profissionais são maravilhosos”, concluiu o parlamentar.
Confira a discussão do projeto aqui: https://youtu.be/wJ2YNYFVO4k
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque