A OAB Brusque realizou, na noite de quarta-feira (5), a primeira reunião do Conselho da Subseção sob a presidência da Dra. Cristiana M. Martiniuk Guérios. O encontro contou com a presença da Dra. Caroline Rasmussen, Secretária-Geral Adjunta da Seccional e Corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina.
Durante a reunião, um dos temas de destaque foi a capacitação dos Conselheiros sobre suas funções, especialmente aqueles que estão assumindo o cargo pela primeira vez. A presidente da Subseção sugeriu à Corregedora a necessidade de um treinamento específico para esses membros, proposta que foi prontamente aceita.
“Com isso, Brusque torna-se pioneira nesse diálogo e a iniciativa passará a ser adotada por outras Subseções do Estado, fortalecendo o papel do Conselho na defesa da advocacia e na atuação institucional da OAB”, comenta a presidente.
Ela ainda esclareceu a respeito da atuação do Conselho. Conforme a presidente, o mote da gestão é a boa interlocução, além de oportunizar a correção de práticas indevidas. “Não há como a instituição se omitir aos comportamentos antiéticos que não se limitam somente ao profissional que assim age, eis que afetam o próprio sistema jurídico e a imagem da profissão perante a sociedade. Todos saem lesados”, ressalta.
Além disso, a reunião abordou temas de interesse da classe, como a crescente incidência de golpes financeiros que têm vitimado clientes de advogados e advogadas. O debate ressaltou a importância da prevenção e da conscientização para mitigar esse tipo de crime, que impacta diretamente o exercício profissional da advocacia.
“Essa primeira reunião do Conselho da OAB Brusque foi marcada pelo comprometimento da Diretoria e dos Conselheiros em garantir o exercício profissional e valorização da classe, reafirmando o papel da instituição na defesa dos interesses da advocacia e da sociedade”, finalizou a presidente.
Fonte: Assessoria de Imprensa – OAB