O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque está em pleno andamento com as obras de melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Zantão. Com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a nova infraestrutura promete modernizar o sistema e também garantir um abastecimento de água mais seguro e sustentável para a população local.
A base para a instalação da nova ETA modular já está completamente finalizada. A empresa contratada para a execução do projeto está agora na fase final da construção civil, que inclui a melhoria da estrutura da casa de bombas, a contenção e o depósito de produtos químicos essenciais no processo de tratamento de água.
Segundo Larissa Bononomi, diretora técnica operacional do Samae, a estimativa é que, dependendo das condições climáticas, a empresa consiga concluir essa parte da construção civil em breve. “Em seguida, iniciaremos o planejamento para a entrega da ETA modular, passando para a próxima etapa, que é a instalação dos sistemas elétrico e hidráulico”, complementa a servidora.
A fase final da obra está prevista para ser concluída até julho de 2025. Após a finalização, a nova ETA será capaz de proporcionar um tratamento de água mais eficiente e de maior qualidade para os moradores de Brusque, refletindo diretamente na melhoria da saúde pública e da qualidade de vida da população.
Com a nova estrutura, o Samae visa aumentar a segurança e a sustentabilidade no abastecimento de água, garantindo que a população local tenha acesso a um recurso vital de forma mais eficiente e confiável. As melhorias nas instalações irão fortalecer a infraestrutura de abastecimento de água da cidade, trazendo benefícios de longo prazo tanto para a saúde pública quanto para o desenvolvimento sustentável da região.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque