Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Observatório Social já visitou mais de 20 unidades de ensino por meio do Programa Escola Monitora

Ao todo, serão visitadas 63 escolas até julho

Fonte: Divulgação

Publicidade

O Programa Escola Monitora, realizado pelo Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), já visitou 21 das 63 escolas da rede municipal. A meta da entidade é completar as visitas até a primeira quinzena de julho, antes das férias escolares.

A ação, da área de Monitoramento de Contratos e Licitações, tem como objetivo acompanhar o processo de compra e entrega dos gêneros alimentícios destinados à merenda escolar, adquiridos pela Prefeitura de Brusque.

“Inicialmente o objetivo é conhecer melhor o processo de recebimento da alimentação, colhendo informações com os gestores, e em especial fazer a entrega do Catálogo dos Alimentos da Merenda Escolar – documento que apresenta, com foto e descrição, todos os itens adquiridos pelo Poder Público Municipal.

“A ideia é estreitar os laços de confiança com os diretores e merendeiras para o melhor acompanhamento de todo o trabalho posterior e explicar detalhes sobre como o material pode ser consultado para auxiliar os gestores”, explica o voluntário do Observatório Social, Marcio Jean Ricardo.

De acordo com ele, a receptividade nas escolas por parte das equipes tem sido conforme o esperado. “A receptividade está sendo excelente, com a compreensão de que o nosso trabalho pode contribuir na melhoria do processo, e com o reconhecimento que o Catálogo pode auxiliar de maneira constante, sendo que traz esclarecimentos sobre os produtos que a escola deve receber, auxiliando na fiscalização”, detalha.

Após a conclusão das primeiras visitas, o OSB Brusque selecionará algumas escolas para acompanhar a entrega da alimentação, no momento da chegada do caminhão. O monitoramento segue durante todo o restante do ano letivo.

Retomada

A retomada do programa, que foi criado em 2019 e pausado por conta da Pandemia, começou a ser articulada pelo OSB Brusque ainda em dezembro do ano passado, quando foi realizada uma reunião com a secretária de Educação, Franciele Márcia Mayer, para apresentação do Programa. “Na ocasião, recebemos o aval do Poder Público para a implementação do programa novamente, visto que o monitoramento dos gastos públicos é um dos pilares fundamentais do OSB Brusque e uma prática desenvolvida desde sua fundação”, conta.

Logo após a reunião, os voluntários do Observatório realizaram uma visita técnica ao Centro de Distribuição de Alimentos não Perecíveis da Secretaria de Educação e iniciaram, a partir de janeiro, o acompanhamento do processo licitatório da pasta, para aquisição da alimentação escolar – em especial o monitoramento das amostras entregues pelas empresas concorrentes.

Em março, iniciou outra importante fase do programa, que foi a sensibilização dos diretores das escolas municipais e posteriormente foi elaborado o Catálogo dos Alimentos da Merenda Escolar, que agora está sendo entregue.

“Estamos muito felizes com a retomada do programa e com os resultados até agora. De fato, o programa é uma ferramenta a mais para auxiliar os gestores na fiscalização do recebimento da alimentação escolar. A Prefeitura, nos processos licitatórios, adquire produtos de qualidade, mas os gestores da ponta precisam ter uma atenção constante no momento da entrega pelos fornecedores, e é aí que o programa vai trazer esse suporte, esclarecendo um pouco mais sobre aquilo que foi comprado pela prefeitura e até mesmo no monitoramento como um todo do processo”, completa o Marcio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.