A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Camaleão, com o objetivo de desmantelar um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas.
A operação cumpriu 31 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Águas Mornas, São Joaquim e Registro (SP).
As investigações começaram em 2024, após a prisão de duas lideranças de uma organização criminosa. Na ocasião, foram apreendidas drogas e uma quantia significativa em dinheiro. Para justificar a origem do valor, os envolvidos tentaram apresentar um recibo com data retroativa, emitido por uma das empresas do grupo — o que levantou ainda mais suspeitas.
A partir desse episódio, a DRACO aprofundou as apurações e descobriu um esquema de movimentação de milhões de reais de origem suspeita, com indícios claros de lavagem de capitais.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam:
- Mais de R$ 1 milhão em cheques e dinheiro em espécie
- Relógios de alto valor
- Celulares e computadores
- Documentos contábeis
- Uma arma de fogo e munições
Em Palhoça, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições. Todos os materiais serão periciados, e os documentos passarão por análise detalhada.
A investigação continua para identificar todos os integrantes do esquema criminoso.