A Polícia Civil de Santa Catarina deu início, nesta semana, à operação “Confiança Quebrada”, com o objetivo de investigar um grupo suspeito de praticar crimes financeiros de forma estruturada no Vale do Itajaí. A operação é conduzida pelas Delegacias de Guabiruba e pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Brusque.
As investigações apontam para a ocorrência dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de capitais, supostamente praticados por meio da manipulação de documentos, obtenção de vantagens ilícitas e ocultação da origem de recursos obtidos de forma fraudulenta.
Mandados e bloqueio milionário em andamento
No curso da operação, estão sendo cumpridos mandados de busca, sequestro de bens e prisão no município de Guabiruba. Embora os detalhes sobre os envolvidos ainda não tenham sido divulgados, o bloqueio de aproximadamente R$ 1.600.000,00 dos investigados já está em andamento, como medida para impedir o uso dos valores supostamente oriundos das fraudes.
O nome da operação, “Confiança Quebrada”, faz referência ao uso da confiança de terceiros para viabilizar os golpes investigados pelas autoridades.
Investigação segue em curso
A Polícia Civil segue coletando provas e verificando o possível envolvimento de outros integrantes no esquema. A expectativa é que novos desdobramentos ocorram nas próximas semanas, conforme o avanço das diligências.
As autoridades reforçam o compromisso com o combate à criminalidade financeira e orientam que denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais da corporação, auxiliando no trabalho investigativo.
















