Na última quinta-feira (7), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão alusivos à Operação Toxicoloko, que investiga fraudes na renovação de CNHs em Brusque, São João Batista, Diadema (SP) e Rio Branco (PR). Em Brusque, um homem foi autuado em flagrante pelo porte ilegal de arma de fogo.
A ação foi destaque de reportagem divulgada neste domingo (10) pelo Programa Fantástico da TV Globo.
A investigação
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de CNHs que teriam sido tiradas de forma fraudulenta, além de documentos, computadores, telefones, material biológico, arma de fogo e munições.
Segundo a polícia, os motoristas envolvidos em furtos e roubos de cargas que usavam substâncias estupefacientes (que agem no cérebro alterando as sensações, o estado emocional, o nível de consciência), conseguiram a carteira de motorista submetendo-se ao exame toxicológico e apresentando resultado negativo.
Durante a investigação, alguns desses confessaram que substituíram o material biológico para conseguirem as renovações e, sequer, compareceram ao ponto de coleta.
Os policiais apuraram que um grupo do estado do Paraná era responsável por cooptar esses motoristas. Eles eram direcionados para um Centro de Formação de Condutores com sede em Brusque e filial na cidade de São João Batista usando declaração de residência falsa para obter a renovação da CNH com laudos toxicológicos fraudados, assim como mudança de categoria.