Após passar por sete cidades catarinenses e atender mais de 400 estudantes do 4º ano, a expectativa é que em 2026 a turnê do Programa Observador Social Mirim (OSMirim) realizada pelo Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) em parceria com a FIESC, amplie o roteiro de municípios.
A possibilidade foi debatida durante a reunião de apresentação dos resultados da turnê. Além da equipe do OSB, também participaram da reunião o vice-presidente de assuntos especiais do Vale do Itajaí-Mirim da FIESC, Edemar Fischer,Silvana Meneghini, gerente executiva do SESI e SENAI no Vale do Itajaí Mirim, Tulassi da Silva, Relações Institucionais da FIESC e Daniel Tenconi, Superintendente do SESI SC.
*Resultados *
Realizada no mês de agosto, a turnê beneficiou 414 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de 15 turmas das Escolas SESI dos municípios de São Bento do Sul, Rio do Sul, Lages, Videira, Criciúma, Joinville e Itajaí. A iniciativa tem conquistado reconhecimento por levar educação fiscal e cidadania por meio de uma metodologia leve, interativa e educativa.
Durante 16 dias de programação, o educador fiscal Felipe Gonçalves do Nascimento conduziu dinâmicas e reflexões que abordaram temas como a importância social dos tributos, a divisão dos três poderes, corrupção, ética, voto consciente e responsabilidade cidadã.
Criado pelo OSB Brusque, o OSMirim tem como objetivo formar cidadãos conscientes e ativos por meio da educação fiscal e da promoção da cidadania, despertando desde cedo nos estudantes a compreensão sobre a importância social dos tributos, do controle social e de valores como respeito, responsabilidade e cooperação.
“Costumo dizer que estamos sempre aprendendo com as crianças. Cada escola é uma nova expectativa e fomos muito bem recebidos em todas as cidades. Os alunos sempre interagiram de forma incrível. Nós semeamos uma semente do bem e esperamos colher os frutos futuramente. O intuito é que eles multipliquem esse conhecimento a outras pessoas”, comenta o educador.
Segundo a consultora pedagógica do OSB Brusque, Priscila dos Santos Petermann, levar o Observador Social Mirim a outras cidades amplia o impacto do programa e reforça a importância da educação fiscal e cidadania desde cedo.
“Desta forma, permitimos que mais alunos recebam esses conteúdos que contribuem para a formação cidadã. As crianças do 4º ano são muito receptivas e já demonstram, nas pequenas atitudes, que esse aprendizado faz diferença no dia a dia. Para o futuro, nossa meta é seguir aplicando o programa nas cidades de atuação do OSB Brusque e aprimorando constantemente a metodologia, para que cada turma atendida receba esse conteúdo com responsabilidade, motivação e de forma significativa. Esperamos que a expectativa se confirme e a gente possa levar o programa para outras cidades do estado”, avalia.
O vice-presidente para Assuntos Especiais do Vale do Itajaí-Mirim, Edemar Fischer, destacou a importância da parceria entre a FIESC.
“Eu vejo o seguinte: primeiro, que faz parte de uma questão social levar todo o conhecimento que o Observatório Social tem para as crianças nas escolas. Falar de cidadania é muito importante, é o que nós precisamos hoje. As crianças poderão ter novos hábitos, novos costumes, e ser mais cuidadosas com a natureza e com o que somos. Essa ida do Observatório às escolas ajuda a fomentar conversas sobre um planeta melhor. O apoio da federação é muito importante e espero que, daqui pra frente, a gente consiga avançar ainda mais”, enfatiza.















