O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) recebeu a visita de representantes do Observatório Social de Balneário Camboriú, além de membros da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Educação do município para compartilhar experiências sobre os programas educacionais conduzidos nas escolas de Brusque, Guabiruba e Botuverá.
O objetivo do encontro, realizado no fim de junho, foi conhecer de perto os programas educacionais desenvolvidos pelo OSB Brusque, que se tornaram referência estadual e nacional na promoção de educação fiscal e cidadania nas escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada.
A visita aconteceu em um momento estratégico para Balneário Camboriú, que teve sancionada em abril a lei 5.020/2025, que institui oficialmente o Programa de Educação Fiscal e Financeira como política pública permanente no município. A iniciativa prevê a aplicação de ações em escolas-piloto a partir deste ano, com apoio técnico de instituições parceiras, entre elas os Observatórios Sociais de Balneário Camboriú e Brusque.
Segundo a consultora pedagógica do OSB Brusque, Priscila dos Santos Petermann, o compartilhamento de boas práticas é sempre muito prazeroso e importante, pois fomenta a troca de experiências e métodos bem-sucedidos, visando a melhoria contínua e o aprendizado mútuo.
“Foi uma troca muito rica pois eles puderam ter a confirmação de que sim, é possível trabalhar com estes temas por meio de inúmeras metodologias e tornar estes conteúdos significativos para os alunos. Eles gostaram de todas as nossas ações, mas acho que uma que encantou bastante foi o trabalho da cidadania, com o ensino e resgate de valores éticos/morais ou ensinamentos positivos, por meio da literatura infantil”, comenta.
Para a Diretora da Educação Fiscal e Financeira da Sefaz da PMBC, Angela Maria Simão Hoemke, o trabalho do Observatório Social de Brusque já é bem conhecido e difundido no Vale Europeu e Regiões próximas, com uma repercussão bastante positiva.
“O que nos chamou a atenção é a dinâmica de trabalho dividida em diferentes projetos e frentes de atuação. A visita ao OSB Brusque foi acolhedora e muito produtiva. Deu-nos a clareza de diferentes caminhos e possibilidades, foi uma mostra de trabalho consistente e persistente. Visualizamos os avanços e desafios e acima de tudo a possibilidade de um trabalho sério e respeitoso com a Comunidade. Sempre que temos a oportunidade de uma imersão, ou uma troca de experiência assim tão qualificada é acima de tudo a motivação e a inspiração para as nossas futuras ações”, afirma.
O encontro também resultou em um convite para que Priscila participe da formação de professores de Balneário Camboriú no segundo semestre, contribuindo com sua experiência na condução dos programas desenvolvidos pelo OSB Brusque.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Amplitude Comunicação