Publicidade

OUTUBRO ROSA: Campanha alerta para a prevenção ao câncer de mama

Dra. Beatriz Higa e Dra. Flávia Magalini participaram ao vivo do JM; ouça a entrevista

Fonte: Rafael Imhof

Publicidade

O Jornal da Manhã desta terça-feira (1/10) recebeu, ao vivo, as cirurgiãs oncológicas Dra. Beatriz Higa e Dra. Flávia Magalini. Em destaque, a prevenção e tratamento do câncer, além das atividades a serem desenvolvidas no Hospital Imigrantes que prepara-se para também se tornar uma referência neste tipo de procedimento.

Prevenção, diagnóstico e tratamento

A prevenção do câncer envolve hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios, manutenção do peso adequado e evitar o consumo de tabaco e álcool. A proteção contra radiações solares e a vacinação contra o HPV também são medidas importantes.

O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura, por isso, exames de rotina como mamografia, papanicolau e colonoscopia são recomendados.

O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapias-alvo, variando de acordo com o tipo e estágio da doença. O acompanhamento médico contínuo é fundamental para o sucesso do tratamento.

Câncer de Mama e Campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre mulheres em todo o mundo. Assim, a detecção precoce é fundamental para o aumento das taxas de cura. Neste mês, a campanha Outubro Rosa ganha destaque promovendo o trabalho de conscientização.

A iniciativa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, e se manteve pelo mundo, simbolizando a luta contra o câncer de mama. A rosa, associada à feminilidade e à esperança, é utilizada para sensibilizar a população sobre a importância da saúde da mulher.

Durante todo o mês, diversas ações são realizadas, como palestras, caminhadas e iluminações de monumentos em rosa para informar e educar a população sobre os riscos e a importância de exames como a mamografia.

A detecção precoce é a chave para um tratamento bem sucedido. As mulheres são incentivadas a realizar mamografias anualmente a partir de 40 anos ou conforme orientação médica, além de estarem atentas a quaisquer alterações em suas mamas, como nódulos, alterações na pele ou substituição. Quanto mais cedo o câncer for identificado, maiores são as chances de cura.

Hospital Imigrantes

Sob a direção do Instituto Maria Schmitt (Imas), o Hospital Imigrantes já tornou-se uma referência em cirurgias eletivas no estado. Agora, o novo passo será a autorização para procedimentos oncológicos, algo que dependerá de portaria do Governo de Santa Catarina. Para isso, o Imigrantes preparou uma estrutura específica para receber os pacientes que poderão receber no local a quimioterapia e passarem por cirurgias com profissionais capacitados, a exemplo de Dra. Beatriz e Dra. Flávia.

Ouça a entrevista:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.