O Governo do Estado recebeu em 2024 cerca de 35 mil manifestações pelo canal da ouvidoria, repetindo o número de demandas registrado no ano passado. O tempo de resposta às manifestações foi de 10 dias. O prazo legal é de 30 dias. Os dados incluem o período de 1º de janeiro a 18 de dezembro.
Quase metade das manifestações recebidas pela Ouvidoria em 2024 foram classificadas como solicitações de providências (46%), seguidas de reclamações (28,9%), denúncias (22,8%), elogios (1,3%) e sugestões (0,8%). Os percentuais são semelhantes aos registrados nos anos anteriores.
“Para agilizar ainda mais o atendimento e permitir a gestão estratégica dos dados, em 2025 a CGE vai priorizar a implantação de um novo sistema de ouvidoria. Com tecnologia de ponta, poderemos oferecer informações que ajudarão na tomada de decisão dos gestores”, adianta o controlador-geral Pedro Waltrick.
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pela gestão do canal de ouvidoria. As manifestações podem ser feitas pelo portal www.ouvidoria.sc.gov.br, pelo 0800-6448500, por carta ou presencialmente. Após avaliar a demanda, a CGE encaminha para análise e providências das ouvidorias setoriais, que retornam à CGE com a resposta.
Gestão dos dados
Neste ano, a CGE deu continuidade ao projeto de reclassificação e atualização dos assuntos das manifestações de ouvidoria, iniciado no ano passado no Detran. Em 2024, o trabalho foi realizado na Polícia Científica (PCI), na Secretaria de Estado da Educação e na própria CGE. O objetivo é aprimorar os processos, identificando os principais gargalos na prestação de serviços e a produção de indicadores para auxiliar os gestores.
Fonte: Secom/Governo de SC