Faleceu na madrugada desta sexta-feira (18/7), aos 82 anos, o Padre Francisco V. Schmidt. Padre Chico, como era carinhosamente conhecido, tem passagem marcante por Guabiruba e Brusque na década dos anos 1990 quando participou de inúmeras Cavalgadas para Santa Paulina.
Padre Chico celebrou, em 2024, 50 anos de sacerdócio. O Jubileu de Ouro Sacerdotal foi marcado por muita emoção ao lado da comunidade, sacerdotes e amigos que participaram da celebração.
Abaixo, você pode ouvir Dejair Machado e Padre Chico cantando “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos:
Até o ano passado, Padre Chico era residente da Paróquia São José, em Nereu Ramos. Pe. Chico nasceu no dia 29 de outubro de 1942, sendo ordenado Presbítero no dia 08 de dezembro de 1974.
Em outro vídeo, Padre Chico também mostra o talento para o canto:
A Diocese de Rio do Sul emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do sacerdote:
Com tristeza, mas cheia de esperança, a Diocese de Rio do Sul comunica o falecimento do Padre Francisco Vendelino Schmidt.
Padre Francisco nasceu em Ituporanga, a 25/10/1942. Quando completou 20 anos, em 1962, ingressou no Seminário do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), em Rio Negrinho.
Professou, em 02/02/1969, seus primeiros votos religiosos: pobreza, castidade e obediência. Após cursar a faculdade de filosofia em Brusque, seguiu para Taubaté/SP, onde conclui sua faculdade de teologia e fez seus votos perpétuos em 04/08/1974.
Foi ordenado diácono em 25/08/1974, e depois ordenado sacerdote na Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, em 08/12/1974, pelas mãos de Dom José A. do Couto, na Catedral de Taubaté. No ano seguinte, iniciou sua vida pastoral como vigário paroquial na Paróquia São Pedro, em Rondon/PR. Em 1976, assume como pároco desta paróquia, permanecendo ali por onze anos, e atendendo, após a morte do pároco de Guaporema, também a Paróquia São José, na cidade vizinha.
Em 1986, é transferido para a Diocese de Rio do Sul, onde atende simultaneamente duas paróquias: São José, em Presidente Nereu e Santa Luzia, em Lontras. Em 1988, parte para Guabiruba, sendo também o responsável pelo sítio da congregação dehoniana em Itajaí.
Pouco tempo depois, inicia sua missão no Mato Grosso, na Diocese de Sinop, permanecendo lá por onze anos, e trabalhando em três paróquias. Ao fim deste período, fez um curso de três meses em Roma.
Regressando ao Brasil, volta para a Paróquia São José, em Presidente Nereu, onde permaneceu, sob responsabilidade da Diocese de Rio do Sul, por 17 anos, afastando-se apenas devido a problemas de saúde.
No dia de hoje, 18 de julho de 2025, realiza sua Páscoa definitiva, partindo para a Casa do Pai, na eternidade.
Rezemos pelo Pe. Chico, para que descanse nos braços de Deus!
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá.” (Jo 11,25)
Velório e cremação
O velório será realizado a partir das 12h de hoje (18/07), na Igreja Matriz, em Guabiruba. Ainda nesta sexta (18), às 17 horas, haverá Celebração das Exéquias presidida por Dom Onécimo.
Amanhã (19), às 8 horas, acontecerá a Missa de Corpo Presente, também na Igreja Matriz de Guabiruba, celebrada por Dom Adalberto. Logo após, o corpo será transladado para cremação.