Prestes a completar 160 anos de história, o Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque está investindo em melhorias em sua estrutura. Uma das obras em fase final de execução é a reforma do palco do salão principal, com o objetivo de proporcionar um espaço mais adequado para apresentações culturais, como shows, peças de teatro e eventos comunitários.
Com 100 metros quadrados e pé direito com mais de seis metros de altura, o palco, possivelmente, foi construído junto com o salão principal do clube, tendo, assim, mais de 150 anos de história. “Não temos notícia de que alguma obra de melhoria foi realizada especificamente no palco ao longo desses anos. O salão principal do clube já teve várias mudanças, mas o palco permaneceu o mesmo”, destaca o diretor financeiro do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, Vanderlei Leão Albino.
A reforma, iniciada em maio, está sendo executada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura do Governo Federal, operacionalizada pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural. Com as melhorias, o assoalho do palco foi elevado em cerca de 50 centímetros, para garantir melhor visualização das apresentações realizadas no espaço.
“Quando foi construído, o salão tinha um mezanino. Por isso, o palco era mais baixo. Hoje, o mezanino não existe mais. Então, por ser mais fundo, acabava dificultando a visualização total de quem estava se apresentando “, ressalta o diretor.
Além das modificações estruturais, todo o palco será revestido com madeira de demolição, mantendo, assim, as características originais. “O nosso objetivo é a preservação da história. Queremos modernizar, fazer melhorias para dar mais qualidade e conforto para quem frequenta o clube, mas sem perder o estilo e a tradição. Todos os materiais escolhidos visam manter ao máximo a originalidade”, observa Vanderlei.
Outra mudança realizada no espaço centenário é a substituição da escada de acesso ao palco por uma rampa com acessibilidade. Por meio de recursos próprios, o palco receberá ainda pintura, além de estrutura de som e luzes para estar apto a receber todos os tipos de atrações. “Com a reforma do palco, queremos facilitar a realização de eventos regulares, incentivando a participação da comunidade e promovendo a valorização da cultura local”, finaliza o diretor.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação