Durante a missa das 19 horas de sábado, 26 de julho, na igreja Matriz São Luís Gonzaga, foi realizado o rito da Investidura e envio de 62 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão para o serviço na paróquia. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Hélio Feuser e concelebrada pelos padres Tiago Araújo, Josimar Baggio, Inácio Gebert e Roque Sutil Gabriel.
“O ministério da Eucaristia é, com certeza, um dos mais importantes. A escolha dos novos ministros se dá a partir do testemunho que eles têm nas suas comunidades. Todos são convidados a partir desta vivência e integração. Os novos ministros receberam uma formação durante três meses. Foram 11 encontros trabalhando temas relacionados à Eucaristia. O intuito principal era fazer o novo ministro tomar consciência da sua missão”, explica o pároco, padre Hélio Feuser.
Missão que vai além de distribuir a Eucaristia
Padre Hélio frisa que a primeira missão dos ministros não é a distribuição da Eucaristia, mas levar o sacramento aos doentes. “Não vou dizer que é a única, mas a grande ligação que os idosos e enfermos têm com a Igreja é justamente pela visita do ministro, que leva a Eucaristia e a Palavra de Deus. Isto foi algo que abordamos muito na formação”.
O pároco ainda lembra do compromisso de ser testemunho do reino de Deus. “Aqui na Matriz temos 30 novos ministros até pela alta demanda, mas sabemos que sua função não é apenas distribuir a Eucaristia. A grande missão é ser testemunho, luz e presença. É um serviço extraordinário porque o exercício do ministério tem um tempo determinado, normalmente entre quatro e seus anos, para colocar seu dom à disposição de Deus”.
Padre Hélio celebra a graça de contar com dezenas de pessoas exercendo seu ministério na paróquia. “Isso significa muito para nós e nos entusiasma mais pelo Reino de Deus”, finalizou.
Alegria em servir
A coordenadora paroquial dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Maria José Gomes Pedrini, se alegra em receber os novos ministros. “O momento de preparação foi de muito aprendizado e espiritualidade, com a presença dos padres. E hoje acolhemos com muita felicidade os novos ministros que deram seu sim a Jesus, não só para ajudar nas missas, mas também para levar a Comunhão aos doentes que é a nossa maior missão, levar Cristo às pessoas”.
Já servindo no ministério da Música na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, juntamente com sua esposa, Dirlei Paulo Frainer tinha o desejo de ser Ministro. “Eu estava refletindo, como é bonito a espera em Deus. Há cinco anos venho admirando este ministério e recebi o convite para ser um Ministro da Eucaristia. É um sentimento de gratidão e confiança no tempo de Deus, agora chegou a hora, é mais uma caminhada, um novo desafio, mas estou muito feliz”.
Compartilhando deste sentimento de gratidão, Neiva Floriano Schmitz, fala da emoção em iniciar esta nova missão na igreja. Ela conta que servia no ministério da Música em sua antiga comunidade e agora aceitou o convite para ser ministra Matriz São Luís Gonzaga.
“É uma emoção muito grande poder auxiliar neste ministério que é tão importante, mas ao mesmo tempo tão desafiador. Quando recebi o convite foi uma surpresa, mas fiquei muito feliz e aceitei. Só peço a Deus para me dar forças para exercer este ministério da melhor forma possível, pois é uma grande responsabilidade levar ao próximo Jesus Eucarístico”, afirmou.