Publicidade

Paróquia São Luís Gonzaga celebra 120 anos de presença Dehoniana

Missa de ação de graças foi presidida pelo bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck

Fonte: Amabile Nazário/Ideia Comunicação

Publicidade

A missa das 19 horas na igreja Matriz deste domingo, 6 de outubro, marcou a celebração dos 120 anos da presença da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) em Brusque. A solenidade, presidida pelo bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, fez referência à chegada dos primeiros missionários dehonianos, que se estabeleceram na Paróquia São Luís Gonzaga em 4 de outubro de 1904.
“Na última sexta-feira, 4 de outubro, celebramos os 120 anos da presença dos padres do Sagrado Coração de Jesus aqui em nossa paróquia e convidamos Dom Wilson, que também é dehoniano, para presidir a celebração. Este é um momento especial, pois aqui é o berço da congregação, onde foram iniciados tantos trabalhos que se espalharam pelo sul e sudeste do Brasil”, afirmou o pároco, padre Diomar Romaniv.
Ele também ressalta que, ao longo destes anos, a congregação deixou frutos no município, expandindo sua atuação para além da paróquia. “Aqui em Brusque nós temos essa marca não só do trabalho no apostolado paroquial, mas também no Colégio e Faculdade São Luiz, a formação dos padres no Convento Sagrado Coração de Jesus e a dimensão da espiritualidade e promoção de retiros, na Casa Pe. Dehon. Então é uma riqueza da nossa espiritualidade que se manifesta aqui e nós somos muito agradecidos pela acolhida e por vivermos junto da comunidade a pureza do Coração de Jesus”, pontuou.
Durante a homilia, Dom Wilson, ressaltou a importância da data e como a chegada dos dehonianos em Brusque transformou a vida cristã local. Além disso, fez memória de momentos e fatos importantes da congregação, principalmente ressaltando as primeiras décadas de serviço.
“Os dehonianos vieram impregnados do amor de Coração de Jesus, que foi sendo traduzido por uma presença ativa na cidade. E a religiosidade e seu modo de se relacionar com Deus do povo brusquense se mistura com o carisma da congregação”, expressou Dom Wilson.

Parque Caminho das Virtudes

Ao final da celebração, Dom Wilson lembrou da Romaria da Terra e das Águas do Regional Sul IV da CNBB, que aconteceu na Arquidiocese de Florianópolis (junho de 2024) e do compromisso lá lançado de plantar mil árvores em cada diocese. Por isso, o bispo abençoou algumas mudas de árvores que serão plantadas no bosque Caminho das Virtudes, como expressão desse compromisso.

“Nós celebramos no espírito de agradecimento e também em comunhão com a arquidiocese. Estamos construindo aqui o parque Caminho das Virtudes, e iremos realizar a plantação das árvores. Então demos a bênção também em algumas plantas que representam a presença e marca de Dom Vilson nesse projeto, que recorda a casa comum, pois o espaço quer ser um lugar de descanso e lazer, mas também de oração e da paz que o Senhor nos oferece através da natureza”, finalizou padre Diomar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.