A Paróquia São Luís Gonzaga realizou, na última quarta-feira, 4 de fevereiro, a primeira formação litúrgica do ano, marcando também o primeiro evento após a abertura do Ano Pastoral. O momento foi conduzido pelo vigário, padre Rodrigo Tascheck, e teve como tema a Quaresma.
“A proposta foi ajudar as pessoas a compreenderem a Quaresma não somente dentro da liturgia, mas também na vida pessoal e familiar. É um tempo que pede conversão, organização interior e coerência entre fé e vida. Busquei passar o conteúdo baseado nos mandamentos da Igreja e o ensinamento dos Santos Padres”, explicou padre Rodrigo.
Abordando desde a origem da Quaresma, qual a liturgia deste tempo, os símbolos e ritos, a formação reuniu grande número de fiéis no auditório, que esteve praticamente lotado. “Tivemos a participação de agentes da liturgia, fiéis que buscaram o aprofundamento por interesse pessoal, bem como membros de outras paróquias de Brusque e região, com presença significativa de Guabiruba”.
Segundo padre Rodrigo, formações como esta fortalecem a caminhada comunitária e a unidade da Igreja. E a paróquia irá realizar mais momentos como este ao longo do ano.
“A paróquia e a forânia têm muito a ganhar com essas formações, especialmente pela promoção da unidade paroquial e da unidade como Igreja. Nossa intenção é seguir com outras formações durante o ano. A formação sobre a Quaresma aconteceu em um momento oportuno, ainda com tempo para que as pessoas se organizem e vivam esse período de preparação para a Páscoa com mais consciência”, concluiu.














