Um grupo da Paróquia São Luís Gonzaga esteve em peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), para participar das celebrações pelos 100 anos da morte do Padre João Leão Dehon, fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, conhecidos como Dehonianos. A viagem iniciou no último domingo, e o retorno está previsto para esta quarta-feira, 13 de agosto.
Padres, leigos e jovens da paróquia se reuniram no santuário dedicado à padroeira do Brasil para celebrar a importante data para a congregação. O evento celebrativo teve início às 19h de segunda-feira, 11, e prosseguiu nesta terça-feira, 12, com missa às 9h, e um momento institucional com um breve discurso sobre padre Dehon e bênção de despedida aos peregrinos.
Segundo o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Helio Feuser, o momento foi de profunda gratidão e renovação espiritual.
“Celebrar o centenário de sua morte não é apenas lembrar um passado glorioso, mas renovar o compromisso com o legado que ele deixou. Padre Dehon foi um homem de oração, ação e visão, que viveu os desafios do seu tempo com coragem e lucidez, unindo fé e transformação social”, afirma.
O sacerdote lembra ainda que a espiritualidade dehoniana continua atual e necessária. “Padre Dehon não nos deixou apenas palavras ou instituições, mas um modo de ser cristão, centrado no Coração de Jesus e aberto às necessidades do mundo. Em tempos de tantas dores e incertezas, seu carisma é um convite à oração, à compaixão e ao serviço”, completa.
Cerca de 2.500 religiosos, seminaristas e leigos dehonianos, provenientes das três províncias brasileiras da congregação – BRE (Brasil Recife), BRM (Brasileira Meridional) e BSP (Brasil São Paulo) – e seus respectivos distritos participaram das celebrações.
O centenário da morte do padre Dehon faz parte das celebrações do Jubileu da Congregação, que começou em 2024 e prossegue até 2028, quando os Dehonianos celebrarão os 150 anos da fundação da congregação, no dia 28 de junho.
Padre Leão Dehon
Padre João Leão Dehon nasceu na França em 1843 e faleceu em 12 de agosto de 1925. Fundou a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus em 28 de junho de 1878, em Saint-Quentin, França.
Dedicou sua vida à promoção da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao apostolado social junto aos operários, unindo uma espiritualidade profunda com o compromisso concreto com os mais necessitados.
Seu legado permanece vivo em mais de 40 países ao redor do mundo. Expressando a sua profunda intimidade com divino coração, no seu leito de morte exclamou: “Por ELE vivi, por ELE morro!”. Foi declarado venerável por João Paulo II em 1997.
Com informações de Canção Nova
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação