Durante a semana, o Parque Zoobotânico recebeu novos moradores, entre eles dois tucanos-de-bico-preto, resgatados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA), em Florianópolis, um tucano da espécie tucano-toco, vindo do Zoológico de Pomerode, e papagaios-charão, trazidos do Zoo Primaves, no Rio Grande do Sul (RS), espécie ameaçada de extinção.
Os dois tucanos-de-bico-preto apresentam alterações físicas, como dificuldade para voar e enxergar e, por conta disso, não poderão ser soltos na natureza, mas irão desempenhar um papel importante na educação ambiental.
O tucano-toco veio do Zoológico de Pomerode para fazer companhia à fêmea da mesma espécie que já vivia no Parque Zoobotânico. Já os papagaios-charão, espécie ameaçada de extinção, passaram a integrar o recinto com a chegada de cinco aves, reforçando as ações de conservação da espécie desenvolvidas pelo parque.
O Parque Zoobotânico realiza o acolhimento de animais silvestres órfãos, vítimas de atropelamentos ou feridos. Até o momento, cerca de 100 animais já foram atendidos, recebendo tratamento veterinário, cuidados neonatais, reabilitação e, quando possível, soltura. Entre eles estão gambás, aves silvestres e serpentes.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque
















