A Polícia Federal apreendeu uma carreta carregada com 20 toneladas de abóbora contrabandeada em Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense. O município faz fronteira com a Argentina e é conhecido como rota de entrada e saída de produtos ilegais.
A ação ocorreu na noite de terça-feira (26), mas só foi divulgada nesta quinta-feira (28). O motorista do veículo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Federal. Sua identidade não foi revelada.
De acordo com a PF, a carga apresentava irregularidades fiscais e de vigilância sanitária. A origem e o destino da mercadoria não foram informados.
A legislação brasileira (artigo 334-A do Código Penal) considera contrabando a entrada ou saída de produtos proibidos no país, como cigarros sem autorização, drogas e alimentos in natura sem fiscalização — situação semelhante ao caso registrado.
Além de causar prejuízos aos cofres públicos, o transporte irregular de alimentos sem inspeção sanitária representa risco à saúde da população, já que não passa pelos controles exigidos para garantir a segurança do consumo.
A carga e o veículo permanecem à disposição da Justiça, sob custódia da Polícia Federal.