A Sociedade do Pelznickel realiza neste sábado, 10 de maio, a partir das 15h, um momento simbólico e emocionante para seus integrantes: o plantio coletivo de árvores no novo espaço da organização, no Parque Municipal Vereador Érico Vicentini, em Guabiruba (SC). O evento marca o início das atividades no terreno recentemente concedido à Sociedade pelo Poder Público Municipal.
A ação representa mais do que um gesto ambiental. É um ato de pertencimento e conexão entre as gerações que constroem, ano após ano, a tradição do Pelznickel – símbolo da cultura germânica preservada com orgulho em Guabiruba.
Cada integrante será convidado a plantar uma árvore, deixando sua marca neste novo capítulo da história da entidade. Será possível levar uma muda própria ou utilizar as disponibilizadas pela Sociedade do Pelznickel, que recebeu a doação de 100 mudas de árvores nativas da Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Também é orientado que cada participante leve repelente, garrafinha de água e uma ferramenta para cavar.
O evento acontece como parte das primeiras ações no novo terreno, que conta com cerca de aproximadamente 10 mil m² e foi concedido oficialmente à Sociedade em fevereiro deste ano, por meio de projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. A área será o novo endereço da tradicional Pelznickelplatz e demais atividades culturais da entidade, com previsão de receber já em dezembro a 13ª edição do evento.
“Esse momento representa muito mais do que plantar árvores. É o início de um sonho coletivo, que estamos construindo com as mãos e o coração de cada integrante. Cada muda plantada será símbolo da nossa união, da continuidade da tradição e do nosso compromisso com o futuro da Sociedade e da nossa cultura”, destaca o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler.
“Esse novo espaço só faz sentido com a presença e o envolvimento de todos. O plantio é uma forma simbólica de mostrarmos que a história do Pelznickel continua crescendo, agora com raízes ainda mais profundas. Estamos muito felizes por iniciar essa etapa com um gesto tão significativo”, completa o vice-presidente, Jocimar Fischer.
O espaço no Parque Municipal vem sendo preparado desde março, com mapeamento, abertura de trilhas e início das obras de infraestrutura para receber as futuras atividades. A Sociedade do Pelznickel deu início à captação de recursos via Lei Rouanet e outras frentes de apoio para viabilizar a nova estrutura.
“O plantio coletivo será um marco no caminho de transformação da área em um centro cultural vivo, onde a tradição do Pelznickel florescerá com ainda mais força para as próximas gerações”, conclui o presidente Vandrigo.