Na madrugada deste domingo (4), a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Itajaí realizaram mais uma operação do programa “silêncio é saúde”.
O Programa, desenvolvido em parceria com a 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí, tem por objetivo tomar medidas preventivas e repressivas à perturbação do sossego e desordens na cidade.
O foco da operação foi a Praia Brava, local que vem apresentando aumento nos índices de perturbações e desordens, sobretudo por conta da vinda de pessoas de toda região em busca de estabelecimentos abertos durante madrugada, considerando que na cidade vizinha de Balneário Camboriú entrou em vigor Lei que limita os horários de funcionamento de conveniências e tabacarias até a meia noite.
Além das diversas abordagens a estabelecimentos e pessoas, foram lavradas 18 autuações relacionadas a veículos que estavam causando perturbações e desordens, tais como motocicletas com escapamento aberto, veículos com som alto e estacionados em local proibido.
Quanto ao som automotivo, ressalta-se que se o for possível ouvir o som do carro do lado externo do veículo, o agente de trânsito, independentemente do volume e sem a necessidade de equipamento de medição, poderá autuar o motorista por infração grave, cujo o valor é de R$ 195,23, além de somar cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Portanto, o som automotivo deve ser ouvido somente por quem está dentro do veículo.
As operações do programa “Silêncio é Saúde” serão permanentes e irão proporcionar mais paz e tranquilidade à população.