Na madrugada desta terça-feira, 21 de outubro, uma operação conjunta entre o 18º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (Brusque) e a Polícia Civil do Paraná resultou na prisão de dois suspeitos por crimes graves.
Um homem foi preso pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte), e uma mulher detida por tráfico de drogas e associação para o tráfico. As prisões ocorreram no âmbito da 2ª fase da Operação “Dom Pablo”, coordenada pela 12ª Subdivisão Policial (12ª SDP) do Paraná.
Operação interestadual mira facções e lavagem de dinheiro
A Operação “Dom Pablo” tem como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas, à associação criminosa e à lavagem de capitais. Esta segunda fase reforça o avanço das investigações e o comprometimento das forças de segurança com o combate ao crime organizado.
A atuação das polícias nos dois estados reforça o monitoramento nas regiões de fronteira interestadual, locais frequentemente utilizados como rotas para o tráfico de entorpecentes e outros crimes conexos.
Segurança reforçada com ações integradas
Segundo as corporações envolvidas, operações integradas como essa fortalecem a presença do Estado e ampliam a eficácia no combate a organizações criminosas que atuam em mais de uma unidade da federação.
A Polícia Militar de Santa Catarina e a Polícia Civil do Paraná destacaram a importância da cooperação entre forças de segurança, que permite ações mais estratégicas, rápidas e com maior alcance regional.