Na última quarta-feira, 15 de outubro de 2025, o 31º Batalhão de Polícia Militar deflagrou a Operação Alta Tensão, com ações simultâneas em diversos municípios sob sua responsabilidade. O objetivo da operação foi combater crimes como furto, roubo e receptação, especialmente ligados ao comércio irregular de materiais recicláveis.
Durante a operação, foram fiscalizados 27 estabelecimentos, entre eles recicladoras, ferros-velhos e comércios de móveis usados.
Prisões e apreensões em quatro municípios
Em Itapema, a Polícia Militar prendeu um homem com mandado de prisão ativo durante a fiscalização de uma empresa de reciclagem.
No município de Bombinhas, as guarnições apreenderam 37 quilos de fio elétrico de origem suspeita, um tipo de material comumente relacionado a furtos em áreas urbanas.
Já em Tijucas, a chegada das equipes policiais em um ponto de fiscalização causou a fuga de suspeitos que estavam em um beco. Durante a fuga, foi abandonada uma pochete contendo 17 gramas de cocaína, fracionadas e prontas para a venda.
Ação integrada com foco na segurança e na saúde
A Operação Alta Tensão contou com a participação de órgãos municipais, como secretarias locais e Vigilância Sanitária.
Em São João Batista, os agentes de epidemiologia acompanharam as equipes da PM, aproveitando a ação para inspecionar os locais e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya.
Segurança e prevenção de forma coordenada
A operação faz parte do Plano Semestral de Redução de Indicadores Criminais e tem como objetivo enfraquecer a estrutura criminosa que se beneficia da receptação e do tráfico local, ao mesmo tempo em que reforça a presença do Estado.
O 31º BPM destaca que o sucesso da operação reforça a importância da atuação coordenada entre segurança pública e órgãos civis, promovendo mais tranquilidade e proteção para a população da região.