Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Polícia Civil apresenta Cartilha de Prevenção Contra Golpes

O documento é um guia prático para ajudar o cidadão a se manter protegido no universo on-line e off-line

Fonte: Ilustrativa

Publicidade

O golpe está aí; cai quem não se informa. Trabalhar a informação junto à sociedade catarinense é uma das alternativas para mitigar o volume de vítimas de golpes em SC. Para isso a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) acaba de disponibilizar em seu site a Cartilha de Prevenção contra Golpes. O documento é um guia prático para ajudar o cidadão a se manter protegido no universo on-line e off-line.

O conteúdo da Cartilha foi elaborado a partir das análises da Diretoria de Inteligência (DINT) da PCSC, onde o cruzamento de dados gerou importantes pontos de atenção. De acordo com o Diretor de Inteligência da PCSC, delegado Gustavo Madeira, a segunda edição da Cartilha é mais uma ferramenta
para o cidadão se proteger. “Sem dúvida é um documento muito importante porque a primeira edição da Cartilha já repercutiu na queda de casos de estelionato. Acreditamos que essa nova edição atualizada possa produzir os mesmos efeitos”, disse o delegado Gustavo Madeira.

Com visual atrativo e informações objetivas, a Cartilha é um guia especialmente criado para oferecer o conhecimento necessário para identificar, prevenir e evitar cair nas armadilhas dos golpistas. Importante
lembrar que a cada avanço tecnológico, os golpistas encontram novas formas de explorar a confiança, curiosidade e, por vezes, até nossa ingenuidade das vítimas. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, o número de vítimas de golpes (virtuais e presenciais) aumentou em 5,62%, se comparado a igual período do ano passado.

Para o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, a Cartilha vem ao encontro da determinação do governador Jorginho Mello, que é a de oferecer um serviço qualificado para o cidadão. “O documento apresenta de forma didática as orientações para que o cidadão se proteja de golpes”, observou. Além de abordar os golpes mais comuns a Cartilha fornece orientações práticas para que o cidadão se mantenha seguro em seu cotidiano, enquanto navega pela web, realiza transações online e interage nas redes
sociais. Lembre-se de que ao adquirir conhecimento sobre as táticas dos golpistas, você estará fortalecendo sua capacidade de discernir entre o genuíno e o enganoso. Com as informações certas e alguns passos simples, você estará pronto para enfrentar o mundo digital com mais confiança e cautela.

Acesse a Cartilha aqui e compartilhe com seus familiares e amigos.

Fonte: Secom / Governo de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.