A busca por soluções para o déficit habitacional em Brusque foi tema da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), realizada no dia 9 de março. O encontro reuniu representantes do poder público, lideranças empresariais e especialistas do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) – ligado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) -, ocasião em que foi assinado um termo de compromisso para a realização de estudos técnicos e a construção de uma modelagem que contribua para ampliar a oferta de moradias no município, especialmente para trabalhadores que chegam à região em busca de oportunidades.
De acordo com o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, a discussão sobre habitação exige planejamento e soluções estruturadas. “O problema habitacional precisa ser tratado com soluções técnicas. Embora haja necessidade de medidas imediatas, é fundamental que sejam sustentáveis. Trazer o IDEL, ligado à Facisc, permite conhecer experiências já aplicadas em outras cidades e contar com qualificação técnica para avançarmos com mais segurança. Também foi importante a presença de representantes dos poderes Legislativo e Executivo nesse diálogo para trabalharmos juntos nessa pauta tão necessária”, afirmou.

Ele frisa que a habitação é um pilar muito importante para o desenvolvimento de uma região e que é preciso criar medidas para melhorar esse fator no município. “Hoje, muitos trabalhadores acabam não conseguindo permanecer na região por conta dos valores de aluguéis, terrenos e também de algumas morosidades nos processos. Precisamos avançar para oferecer melhores perspectivas a quem chega e quer construir sua vida aqui. Foi mais uma reunião muito produtiva, e lembrando que a ACIBr reúne cerca de 900 empresários que buscam soluções para a região. Queremos que cada vez mais empresários participem e se unam a esse movimento de uma sociedade organizada”, completou Sassi.
Parceria para enfrentar o déficit habitacional
Presente no encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Valdir Walendowski, destacou a importância da união entre o poder público e a entidade na busca por soluções para a questão habitacional.
“Essa é uma discussão que já vem acontecendo em outras reuniões na ACIBr, e é muito importante que a iniciativa privada esteja junto do poder público para buscarmos soluções. A falta de moradia não é um problema apenas de Brusque, mas de praticamente todas as regiões de Santa Catarina, especialmente para trabalhadores que vêm de outras cidades ou estados em busca de oportunidades”, afirmou.
Ele também ressalta que, com a assinatura do termo de compromisso, o município avançará na execução de soluções para a pauta. “O termo firmado com o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que possui especialização nessa área, vai permitir a realização de estudos técnicos, pesquisas e assessoria jurídica para encontrar uma modelagem que ajude a enfrentar esse desafio. A participação das entidades do setor produtivo e da prefeitura foi muito expressiva, e a expectativa é que, em pouco tempo, possamos ter os primeiros documentos e encaminhamentos para começar a reduzir o problema de moradia em Brusque”, pontuou.
O trabalho do IDEL
Durante a reunião, a coordenadora do IDEL, Aline Nandi, apresentou aos participantes detalhes sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com entidades empresariais e o poder público, em outros municípios, para estruturar um plano de habitação para Brusque. Segundo ela, o tema da moradia envolve diferentes setores da cidade e precisa ser discutido de forma integrada, considerando a permanência de trabalhadores na cidade. “A pauta da habitação permeia diferentes setores do município. A proposta é construir, junto com as entidades empresariais e o poder público, um plano que contemple não apenas a habitação de interesse social, mas também a habitação voltada ao desenvolvimento econômico, garantindo condições dignas de moradia para que os trabalhadores possam viver e permanecer em Brusque”, explicou.
De acordo com Aline, o trabalho será desenvolvido ao longo de aproximadamente 12 meses, dividido em sete etapas, com entregas técnicas que irão embasar a formulação de políticas públicas e decisões estratégicas para o município.
“Nosso próximo passo é entregar um diagnóstico sobre a habitação em Brusque, conciliando dados, políticas públicas e legislação para que possamos tomar decisões estratégicas sobre o perfil de cidade que queremos. O papel do instituto é reunir os diferentes atores, ouvir as demandas e construir estratégias aplicáveis no curto, médio e longo prazo, pensando também no futuro do município”, completou.
O presidente do IDEL, Alexsandro Bastos, reforça que o trabalho do instituto busca reunir diferentes atores para discutir os desafios e construir soluções coletivas, considerando as particularidades de cada município.
“O IDEL nasceu dentro da Facisc, que reúne mais de 50 mil empresas em Santa Catarina. O instituto traz um modelo inspirado na experiência alemã, mas adaptado à realidade das cidades onde atuamos. O problema da moradia não é exclusivo de Brusque; é uma questão presente em muitos municípios, e o papel do IDEL é justamente colocar esses desafios à mesa e ajudar a construir as melhores soluções, sempre pensando no desenvolvimento econômico aliado ao impacto social”, finalizou.

Saiba mais
O Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) é uma organização não governamental criada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) para estruturar ambientes favoráveis à implementação de políticas públicas e iniciativas que fortalecem a economia, a sociedade e o futuro dos municípios brasileiros.
A atuação do Instituto é guiada pela metodologia DEL, uma abordagem única que ultrapassa a ideia de estratégia e se consolida como um verdadeiro movimento de transformação, ao estimular o diálogo entre diferentes atores locais, promover a cooperação entre setores e converter o planejamento em ações concretas voltadas à sustentabilidade. O resultado é a formação de redes de governança participativa, capazes de estruturar caminhos sólidos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental em longo prazo
















