Publicidade

Preço dos medicamentos pode subir até 5% a partir desta segunda-feira (31)

A medida entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União

Fonte: Reprodução/ RBS TV

Publicidade

A partir desta segunda-feira (31), os preços de medicamentos no Brasil poderão sofrer reajuste. Segundo projeção do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), o aumento pode chegar a até 5,06%, índice que ainda será confirmado oficialmente pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

O percentual representa o teto máximo de reajuste que as fabricantes poderão aplicar. O aumento não é automático e depende de diversos fatores, como estoques, estratégias comerciais e a concorrência entre farmácias. Por isso, a expectativa é de que o reajuste médio fique em torno de 3,48%, o menor desde 2018.

A CMED é o órgão responsável por regular os preços dos medicamentos no Brasil e é composta por representantes de vários ministérios e da Anvisa. A definição do índice anual leva em conta critérios como a inflação e os custos de produção, com o objetivo de equilibrar o acesso da população aos remédios e a sustentabilidade da indústria farmacêutica.

A medida entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União. A Anvisa reforça que farmácias e laboratórios não podem ultrapassar o valor máximo permitido pela CMED. O descumprimento pode resultar em punições, e denúncias podem ser feitas por meio de um formulário digital disponibilizado pela agência.

Para o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, o impacto ao consumidor pode não ser imediato. “Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”, afirma. Ele recomenda que os consumidores pesquisem preços antes de comprar os medicamentos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.