A cidade de Estação, no norte do Rio Grande do Sul, vive um dos dias mais tristes de sua história. Um menino de 9 anos morreu na manhã desta terça-feira (8) dentro de uma sala de aula, após ser esfaqueado por um adolescente de 16 anos.
Segundo informações da Brigada Militar, o jovem entrou na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi sob o pretexto de entregar um currículo. Como era conhecido da comunidade escolar, teve sua entrada liberada. Pouco depois, dirigiu-se ao banheiro e, em seguida, invadiu uma sala do terceiro ano, onde estavam cerca de 20 crianças.
Ataque surpreendeu até familiares
Durante o ataque, além do menino Vítor, que morreu no local, duas outras crianças e uma professora também foram feridas. A educadora Patrícia sofreu de duas a três facadas e foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. As crianças, com ferimentos na cabeça, foram levadas ao Hospital São Roque, em Getúlio Vargas.
O prefeito Geverson Zimmermann relatou em entrevista à rádio Uirapuru que toda a cidade está abalada:
“Estamos apavorados. Foi algo totalmente inesperado, ainda mais em um município pequeno, onde todos se conhecem”, disse.
O agressor, segundo Zimmermann, fazia acompanhamento psicológico. “Até onde sabíamos, ele vinha respondendo bem ao tratamento. Mas agora acreditamos que já estava planejando isso. A família dele também está apavorada”, afirmou.
Medidas de apoio e suspensão das aulas
Após o episódio, a Prefeitura de Estação anunciou a suspensão das aulas em toda a rede municipal por tempo indeterminado. Equipes de psicólogos e assistentes sociais estão mobilizadas para prestar apoio às famílias.
O prefeito destacou o clima de tristeza na cidade e pediu união.
“Precisamos cuidar de todos, acolher, tratar, fazer uma corrente de oração pelo menino que se foi e por seus familiares”, declarou.
“É difícil até encontrar palavras. Isso ficará marcado para sempre”, concluiu.