A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), realizou entre os dias 13 e 23 de setembro uma missão técnica internacional à Itália e Alemanha. O objetivo foi buscar boas práticas, fortalecer parcerias e abrir novas oportunidades para a região.
Na Itália, a viagem marcou os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. A comitiva de prefeitos visitou cidades históricas como Nago-Torbole, Fornace e Albiano, onde conheceu experiências de sucesso em educação, mobilidade, saneamento, saúde e gestão pública. Houve também homenagens e a reafirmação de pactos de irmandade com municípios de Fornace e Albiano que guardam laços com Rodeio e Rio dos Cedros, respectivamente.
Um destaque foi a assinatura do Pacto de Amizade entre Ascurra e Borgo Valbelluna, que será oficializado em novembro durante as comemorações dos 150 anos dos imigrantes vênetos. Outro marco foi o anúncio do futuro acordo de cooperação entre Blumenau e Trento, capital da província italiana, tornando Blumenau a primeira cidade brasileira a estabelecer uma irmandade com Trento.
A missão também abriu caminhos para jovens descendentes de trentinos, com a Universidade de Trento discutindo bolsas de estudo, convênios e programas de intercâmbio. Além disso, a Amve assinou cartas de intenção com a Cooperação Trentina e o Consórcio dos Municípios Trentinos para ampliar projetos conjuntos em áreas como agricultura, inovação, turismo, sustentabilidade e gestão pública.
Na Alemanha, entre os dias 19 e 22, os prefeitos estiveram em Munique. A agenda incluiu visitas técnicas em infraestrutura, mobilidade e serviços públicos, além de encontros com lideranças da Prefeitura e do Consulado-Geral do Brasil. Eles também participaram da abertura da Oktoberfest, junto com a comitiva da Prefeitura de Blumenau.
Para o presidente da Amve e prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, a missão foi um marco. “Conhecemos de perto práticas de cidades que são referência mundial e trazemos essas ideias para adaptá-las ao Vale Europeu. Nosso compromisso é transformar esse intercâmbio em resultados concretos para a população, fortalecendo a inovação, a mobilidade e a qualidade dos serviços públicos”, disse.
Participaram da missão os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Rio dos Cedros e Rodeio, além de diretores da Amve e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
A missão internacional reforça o compromisso da Amve em valorizar a história, estreitar laços com as cidades de origem da imigração e trazer soluções inovadoras para o desenvolvimento do Vale Europeu.