Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Brusque nomeou 24 novos profissionais que irão atuar nas seis escolas cívico-militares do município. Os chamados “assessores cívico-militares” serão distribuídos, três em cada unidade, a partir da próxima quarta-feira (18).
Os assessores cívico-militares têm como objetivo auxiliar na gestão escolar, organização e disciplina, sem interferir nas questões pedagógicas.
O modelo cívico-militar já é desenvolvido nas escolas Profª Isaura Gouvêa Gevaerd, Paquetá, Lions Club Comp. Oscar Maluche e Pe. Theodoro Becker. Neste ano, passam a integrar a iniciativa a escola Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd e a escola Poço Fundo, que começam a operar no novo formato também a partir da quarta-feira (18), já com a atuação dos assessores.
O Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares teve origem a partir do apelo da comunidade escolar do bairro Paquetá, que manifestou interesse em manter o modelo anteriormente executado pelo Governo Federal.
Desde 2022, a Escola Paquetá integrava o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), posteriormente interrompido. Brusque foi um dos municípios catarinenses contemplados pelo programa nacional, resultado do envolvimento ativo de Ademar Hausmann, reconhecido como apoiador da iniciativa, que buscou articulação política junto às autoridades municipais, incluindo o vice-prefeito Deco Battisti.
Com a instituição do Programa Municipal, por meio da Lei Complementar nº 396, de 23 de janeiro de 2024, o município passou a garantir a continuidade da política educacional na rede municipal de ensino.
“É uma grande satisfação ver que aquilo que começou como uma proposta agora se transformou em um programa implantado em nossas escolas”, comentou Ademar
“Temos recebido elogios dos pais, apoio dos diretores e reconhecimento da comunidade. Ficamos muito felizes em poder investir e ampliar o programa, para que cada vez mais crianças e jovens tenham acesso a essa formação complementar e possam ter suas vidas impactadas de forma positiva. Nossa meta é chegar a oito unidades e, quem sabe, até superar esse número, porque entendemos a importância desse trabalho”, afirmou o prefeito André Vechi.














